Qual a importância de um engenheiro florestal?

Qual a importância de um engenheiro florestal?

Qual a importância de um engenheiro florestal?

Com a diversidade de engenharias, pode ser um tanto complicado identificar a importância de um engenheiro florestal. Para responder esse tipo de questionamento, precisamos considerar o cenário em que o mundo vive hoje. Com a intensa exploração de recursos naturais, torna-se cada vez mais necessária a atuação de um profissional que coordene a extração de matérias-primas na demanda industrial, de modo que a ação humana traga o mínimo de impacto à natureza.

Para saber uma pouco mais sobre essa profissão tão necessária para tempos onde a consciência verde se destaca mundialmente, confira algumas informações que nós, da Ética Ambiental, selecionamos e compreenda a importância de um engenheiro florestal para a sociedade.

Importância de um engenheiro florestal para o mundo.

O que faz um engenheiro florestal?

O mercado de trabalho do engenheiro florestal é bastante amplo. Esse profissional pode atuar em indústrias extrativistas, empresas de paisagismo, hortos, órgãos governamentais ou, até mesmo, em empresas que precisam de consultoria ambiental.

Em parques, por exemplo, a importância de um engenheiro florestal é ainda maior. É esse profissional quem propõe mudanças para integrar o ecossistema ao contexto urbano. O engenheiro florestal estuda tipos de plantas resistentes à ação do tempo e adaptáveis à cada área do parque (canteiros, entrada e muros). Depois que o projeto for concluído, ele fará vistorias no parque para analisar o desenvolvimento das plantas.

Não podemos deixar de mencionar a importância de um engenheiro florestal para a recuperação de áreas ambientais degradadas. O profissional visita regiões onde ocorre extração de matéria-prima, emitindo laudos sobre processos de licenciamento ambiental. Caso a exploração de recursos naturais seja feita ilegalmente, o engenheiro comunicará esse fato às autoridades ambientais.

Veja, a seguir, algumas áreas específicas de atuação do engenheiro florestal e as suas funções em cada uma.

Gestão ambiental

  • criação e execução de projetos de paisagismo e arborização;
  • manejo da fauna silvestre;
  • análise dos impactos ambientais;
  • elaboração de relatórios sobre ação humana sobre a natureza.

Manejo florestal

  • política e legislação ambiental (licenciamento de projetos);
  • administração de empresas com projetos florestais;
  • gerenciamento da produção florestal em áreas com sistemas agroflorestais;
  • coleta e transporte de produtos florestais.

Silvicultura

  • desenvolvimento de tecnologias relacionadas à produção de sementes e mudas;
  • aplicação de técnicas voltadas para a preservação de florestas;
  • desenvolvimento de tecnologias ligadas ao melhoramento florestal;
  • investimento em tecnologias de produção de produtos não madeireiros na floresta.

Qual a importância de um engenheiro florestal para a sociedade?

Há tempos, a atuação do engenheiro florestal restringia-se às indústrias de madeira, carvão e celulose. Com o passar dos anos, a humanidade passou a entender a importância de um engenheiro florestal em demais áreas ligadas ao meio ambiente. Com noções sobre ecossistema e sustentabilidade, esse profissional propõe mudanças que buscam a harmonização entre o homem e a natureza. A seguir, ilustramos como o engenheiro florestal pode trazer diversos benefícios para a sociedade. Confira!

Auxílio à agricultura de subsistência

Com os conhecimentos sobre sementes, mudas, solo, colheita e irrigação, o engenheiro pode orientar famílias que são donas de minifúndios quanto à produção agrícola familiar, dizendo como tratar da terra e conservar a plantação;

Hortas em escolas

Muitos colégios criam hortas para incentivar a educação ambiental dos alunos. Em casos como esse, as escolas podem propor um encontro com o engenheiro florestal que, certamente, dará dicas sobre plantios;

Fiscalização de desmatamentos e queimadas ilegais

Como foi dito anteriormente, o engenheiro tem um papel fundamental para a fiscalização de ações ilegais que trazem danos à natureza e, consequentemente, à sociedade. Em casos de desmatamentos ou de queimadas, o profissional entra em contato direto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), solicitando providências a serem tomadas.

Consultoria ambiental para empresas

A consultoria que o engenheiro florestal presta para empresas atentas aos impactos que causam no meio ambiente é fundamental para evitar que desastres naturais tragam consequências negativas à sociedade. Por exemplo, em casos em que a organização extrai árvores para a fabricação de lápis, é o engenheiro florestal quem indicará os procedimentos adequados para se fazer o replantio da vegetação.

Assim como os engenheiros florestais, a Ética Ambiental também está atenta às ações sustentáveis que visam proporcionar a melhor qualidade de vida ao ser humano e proteger o meio ambiente. Entre em contato conosco e saiba como nossos serviços ambientais podem trazer benefícios à sociedade!

Veja também:
gestão ambiental
consultoria ambiental RJ
gestão ambiental nas empresas

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.