Serviços

serviços ambientais

Estudos, Projetos e Serviços Ambientais

A Ética Ambiental possui uma equipe preparada para realizar e orientar Estudos, Projetos e Serviços Ambientais necessários para empresas e projetos que desejam agir com responsabilidade em relação ao meio ambiente, de forma personalizada, oferecendo um serviço completo de consultoria ambiental e gestão ambiental empresarial.

Saiba mais sobre nossos Estudos, Projetos e Serviços Ambientais:

Estudo de Impacto Ambiental – EIA/RIMA

Qualquer alteração no meio ambiente ou algum de seus componentes devem ser quantificados, conforme a Resolução CONAMA 01/86. Por essa razão, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) serve como instrumento de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) a ser utilizado pelo órgão ambiental competente. É parte integrante do processo de licenciamento ambiental.
No EIA, o detalhamento de todos os levantamentos técnicos é apresentado, enquanto no RIMA, a conclusão do estudo é exposta em linguagem acessível, refletindo integralmente as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental.

Estudo Ambiental Simplificado – EAS

Para a obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP), o Estudo Ambiental Simplificado é indispensável. Este serviço ambiental refere-se a um documento técnico simplificado com informações para a avaliação da viabilidade ambiental, levando em conta a interação dos meios físico, biológico e socioeconômico, buscando o desenvolvimento de um diagnóstico da área destinada ao empreendimento causador de degradação do meio ambiente.

Relatório Ambiental Prévio – RAP

O Relatório Ambiental Prévio (RAP) é próprio para a obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP). Nele, uma descrição concisa das atividades ou empreendimentos no entorno das áreas consideradas potencial ou efetivamente causadoras de danos ambientais é apresentada.

Projeto de Recuperação de Área Degradada – PRAD

Através da delimitação dos impactos gerados, é possível gerar um plano de medidas corretivas e/ou mitigativas, levando em consideração o ecossistema afetado e a área em estudo. O Projeto de Recuperação de Área Degradada baseia-se em fundamentos técnicos que permitem recuperar a resiliência do meio.

Programa de Gerenciamento de Resíduos

Para estabelecer as melhores práticas de redução e manejo de resíduos sólidos gerados pelo empreendimento, como armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final, o Programa de Gerenciamento de Resíduos é um serviço elementar oferecido pela Ética Ambiental.
Esse programa é necessário para processos de certificação ambiental (ISSO 14001, Pegada de Carbono, FSC e outros), para subsidiar programas de melhoria ambiental e para o cumprimento da legislação ambiental e correlatas.
– Sólido de Saúde – PGRS
– Construção Civil – PGRCC
– Resíduo Industrial – PGRI

Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV/RIV

Essencial para obter a concessão de autorizações de construção, ampliação ou funcionamento de empresas ou projetos que possam afetar a qualidade de vida das pessoas que residem nas proximidades da área em questão, o Estudo de Impacto de Vizinhança é um dos instrumentos de política urbana previsto no Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001).

Projeto Ambiental Básico – PBA

O PBA define-se como um conjunto de programas a serem implantados com intenção de viabilizar as recomendações emitidas no EIA e no RIMA, além de atender às exigências e condicionantes fixadas pelo órgão ambiental licenciador. O Projeto Ambiental Básico também detalha as medidas para implantar o monitoramento dessas ações.

Diagnóstico Ambiental

A descrição e análise de fatores que podem influenciar direta e indiretamente os recursos ambientais da área, bem como sua descrição e interações, tal como existem, devem constar no Diagnóstico Ambiental, de modo a caracterizar a situação ambiental da área. Ou seja, trata-se de uma avaliação completa da área de influência de uma determinada empresa ou projeto.

Análise de Ciclo de Vida

A Análise de Ciclo de Vida consiste na avaliação de cada um dos efeitos ambientais gerados ao longo da vida de um produto (desde as fontes dos recursos primários até o descarte final). Esta análise permite identificar impactos ambientais que estão além dos limites da área produtiva.

Medição Acústica

A Norma NBR 10151 da ABNT, em vigor desde 1º de agosto de 2000, fixa as condições exigíveis para a avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades. Para os processos de licenciamento, adequação ambiental de empresas e diminuição de reclamações originadas pelo incômodo sonoro em atividades urbanas, os serviços ambientais de estudos de Medição Acústica são cruciais.

Qualidade da Água

A Ética Ambiental realiza estudos desenvolvidos em parceria com laboratórios credenciados pelas agências ambientais e certificados pela ISSO 17025 do Inmetro, buscando a identificação de contaminação e avaliar a qualidade de água destinada ao abastecimento de comunidades ou outros processos específicos.

Solicite uma proposta



Clientes

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.