Você conhece as principais conferências internacionais sobre o meio ambiente?

Você conhece as principais conferências internacionais sobre o meio ambiente?

Você conhece as principais conferências internacionais sobre o meio ambiente?

Em 2021, notícias e expectativas pela COP-26 estavam por toda a parte. A preocupação com as mudanças climáticas vem alarmando cada vez mais governos, empresas e pessoas. Essa conferência ambiental da ONU não foi a primeira a tratar dessas mudanças. Antes, muitas conferências internacionais sobre o meio ambiente tentaram levar essas discussões a práticas concretas. Confira algumas das mais importantes neste artigo da Ética Ambiental!

Quando as conferências internacionais passaram a ser necessárias?

A preocupação com questões de sustentabilidade é, relativamente, recente. Durante séculos não houve grande preocupação com o meio ambiente, pois o impacto do homem era mínimo. Com a Revolução Industrial, no século XIX, foi que o mundo começou a observar mudanças acontecendo no ambiente. Porque o impacto de suas ações começou a ficar maior.

Porém, foi só com o fim da Segunda Guerra Mundial que as preocupações começaram a tentar virar ações. Era a época da Terceira Revolução Industrial, e aqui começa um período de preocupação sobre o avanço do conhecimento e tecnologia. Sobre como eles poderiam resultar a curto e a longo prazo em mudanças perigosas ao meio ambiente. As exposições à bombas nucleares, por exemplo, foram decisivas para o começo dessas conferências internacionais sobre o meio ambiente. Dessas, surgiram metas e mudanças como a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou a chamada Agenda ESG

Quais foram as principais conferências internacionais sobre o meio ambiente?

1- Conferência de Estocolmo (1972) 

A primeira das grandes conferências ambientais foi realizada em Estocolmo, em 1972. Esta foi conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Até hoje, dia 5 de junho, passou a ser comemorado para marcar o primeiro dia desse evento. Ele é comemorado como “Dia Mundial do Meio Ambiente”. A Declaração de Estocolmo estabeleceu 26 princípios sobre desenvolvimento e meio ambiente. Ela iniciou uma série de conferências ambientais em que os governos reconhecem sua responsabilidade com o meio ambiente.

2- Primeira Conferência Mundial do Clima

Entre as conferências internacionais sobre o meio ambiente, esta foi a primeira a ser voltada exclusivamente ao clima. A Primeira Conferência Mundial do Clima (WCC-1) foi convocada em 1979 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). O encontro organizou grupos para analisar informações sobre o clima e sobre as mudanças climáticas.

O WCC-1 foi realizado na Suíça e previu a formação do Programa Mundial do Clima e do Programa Mundial de Pesquisa do Clima. Graças a ele, anos mais tarde, foi estabelecido o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) em 1988. Este continua a emitir alertas climáticos, alguns discutidos na COP-26, até hoje.

3- Conferência Rio 92

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) foi a maior reunião de líderes mundiais da época. Também ficou conhecida como Cúpula da Terra, Conferência Eco-92, Rio-92 ou Cúpula do Rio. Realizada em 1992, no Rio de Janeiro, o evento pediu aos governos mundiais que considerassem o impacto ambiental de suas decisões. Sejam estas políticas ou econômicas, a ideia desta conferência é que os padrões de consumo e produção industrial fossem revistos, observando o impacto ambiental. O encontro deu impulso ao Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF). Além disso, foram assinados documentos importantes como a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

4- Rio + 10

A Rio+10, cujo nome oficial foi Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, ocorreu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Ocorrida 10 anos depois da Eco-92, em 2002, esta conferência ambiental contou com a presença de representantes de 189 países. Os principais pontos dessa cúpula eram: afirmação da questão do desenvolvimento sustentável e a reafirmação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Estes foram instituídos dois anos antes, pela ONU.

Entre as conferências internacionais sobre o meio ambiente, está avolumou mais críticas. Esperava-se que as conversas anteriores mostrassem resultados nesta cúpula. Porém, muito foi questionado sobre os governos que não renunciavam a interesses políticos em prol da proteção de recursos naturais.

um acordo da conferências internacionais sobre o meio ambiente

5- Rio + 20

Novamente na cidade do Rio de Janeiro, dessa vez no ano de 2012, aconteceu a Rio+20, ou Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável. Essa cúpula reuniu um total de 193 representantes de países e uma das maiores coberturas jornalísticas mundiais de toda a história. Nela foi feita a avaliação das políticas ambientais então adotadas e a produção de um documento onde foi reafirmada uma série de compromissos.

Esta, porém, assim como a última conferência, em 2002, foi alvo de críticas. As tentativas políticas foram encaradas como vazias e com pouca clareza objetiva.

6- Conferências das Partes (COP’s)

A COP-26 tornou essa série de conferências internacionais sobre o meio ambiente algo mais famoso. As COPs são encontros mais frequentes, realizados pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática. A ideia surgiu durante a ECO-92, com as COP’s se estabelecendo como um marco das conferências por viabilizar a discussão e a verificação frequente das metas estabelecidas. Entre algumas importantes, podem ser citadas a COP-3, que resultou no Protocolo de Kyoto, e a COP-21, que resultou no Acordo de Paris. Aquele define algumas metas para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa. Este visava limitar os aumentos de temperatura no século 21 para menos de 2°C e, se possível, até menos de 1,5°C.

Deixe a Ética Ambiental te ajudar!

A Ética Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental que busca reduzir os impactos ambientais e prevenir a poluição causada pelas ações de outras empresas. Sendo assim, desenvolvemos projetos pautados nos objetivos das conferências internacionais sobre o meio ambiente, que garantem o equilíbrio entre o homem e a natureza.

Estamos entre as melhores empresas de meio ambiente do RJ. Oferecemos serviços de Consultoria Ambiental, Gestão Ambiental, entre outros. Garantimos os melhores resultados ao seu negócio!

Entre em contato agora e esteja dentro das leis!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento