Dia do Pantanal: confira medidas para preservar a natureza na empresa!

Dia do Pantanal: confira medidas para preservar a natureza na empresa!

Dia do Pantanal: confira medidas para preservar a natureza na empresa!

Você sabia que dia 12 de novembro é comemorado o Dia do Pantanal? Esse é um importante bioma do Brasil. Trata-se de uma savana alagada, onde vivem diversos animais. Apesar de ser uma área considerada importante por conta da grande biodiversidade, é constantemente explorada e sofre com queimadas. A partir desta data, queremos conscientizá-lo e mostrar medidas para preservar a natureza na empresa. Confira mais a seguir!

Entenda a importância do Pantanal

Como dito acima, o Pantanal é um bioma do Brasil. Ou seja, uma localidade onde há vida vegetal e animal. Nela, encontramos uma quantidade elevada de biodiversidade, com mais de 1.000 espécies de fauna e 3.500 de flora. É uma região que ocupa 120 mil km² do Brasil, o que corresponde a 2% do território nacional.

Também conhecido como Reino das águas, o Pantanal sofre inundações ao longo do ano. É uma área úmida e possui importantes alagamentos, que garantem a renovação da fauna e da flora do bioma, visto que:

  1. fornecem um importante suprimento de água na região;
  2. promovem um clima estável;
  3. auxiliam na conservação do solo.

Além disso, ele fornece o equilíbrio ecológico. Afinal, as plantas do bioma realizam a respiração celular e ajudam a estabelecer as condições da região. As ações da flora refletem nas condições climáticas ao redor do mundo e ajudam a estabelecer uma estabilidade.

Dicas de medidas para preservar a natureza na empresa

Profissionais unem as mãos em prol das medidas para preservar a natureza na empresa

Como vimos, conservar o bioma do Pantanal é indispensável. Essa preservação ajuda a manter as temperaturas e clima na região. Caso haja descuido, as condições climáticas pioram e causam desgastes ainda maiores. Exemplos são as queimadas observadas no Pantanal ainda este ano. Afinal, atualmente a região é muito explorada para fins econômicos.

No entanto, sua empresa pode ajudar, sabia? Não só o Pantanal precisa ser cuidado, como o resto do Brasil e mundo. Você pode implementar medidas para preservar a natureza na empresa de maneira geral. A seguir, nós explicamos quais seriam essas ações. Veja!

1) Ajude instituições que lutam pelo bem ambiental

Existem instituições que trabalham pela causa do Pantanal, bem como ajudam o meio ambiente como todo. Elas lutam para garantir uma maior sustentabilidade.

Você pode contribuir! Se você quer fazer parte da briga, doe um valor às organizações. Pode realizar esta ação em nome da sua empresa.

2) Compartilhe informações verdadeiras

Outra das medidas para preservar a natureza na empresa é compartilhar informações sobre o assunto. Isto é, partilhar notícias ambientais, sempre as checando antes. Essa ação serve tanto para aquelas matérias sobre o que vem acontecendo no Pantanal como sobre outras questões ambientais. Dessa forma, você instrui os funcionários sobre esses problemas e também evita a disseminação de fake news. Afaste-os da desinformação!

3) Crie projetos educacionais

É isto mesmo, projetos educacionais. Você não leu errado! A ideia é criar palestras e seminários que abordem o meio ambiente, sua importância e a sustentabilidade. Dessa forma, sua empresa conscientiza os colaboradores sobre essa questão essencial. Também é possível convidar pessoas que vivem ao redor para participarem.

4) Implemente o reuso da água

Implementar o uso da água reciclada na empresa está dentre as medidas para preservar a natureza na empresa. Essa técnica pode ser fundamental para evitar o desgaste de recursos hídricos, e como benefício você ainda diminui a conta de água. Veja como fazer:

  • reutilize a água pluvial para lavar pisos, pátios e banheiros, irrigar plantas, entre outros;
  • reutilize a água que ficou após a lavagem da louça para a descarga e lavar calçadas.

5) Proíba o uso de descartáveis

Proibir o uso de descartáveis também é uma das medidas para preservar a natureza na empresa. Afinal, o plástico demora cerca de 450 anos para se decompor. Visto que seus funcionários não usam o recurso, há uma menor produção de lixo não retornável.

6) Incentive o uso de transportes alternativos

Hoje, os carros estão entre os maiores causadores de poluição atmosférica no Brasil. A queima de combustível faz com que a respiração das plantas seja prejudicada e ainda contribui para o aumento da Camada de Ozônio. Por isso, é interessante que mais pessoas utilizem os meios de transportes alternativos, como ônibus ou carros movidos a GNV. Incentive seus funcionários!

7) Respeite as leis ambientais

Por fim, garanta que sua organização age conforme as leis ambientais. Isto é, está com Certificação de destinação final de efluentes, Atestado de tratamento de resíduos e Licenciamentos Ambientais em dia. Dessa forma, você garante que está se saindo bem nas ações sustentáveis e em implementar as medidas para preservar a natureza na empresa. Além disso, evita multas!

Conte com a Ética Ambiental!

Quer ajuda para garantir que sua empresa seja realmente sustentável? A Ética Ambiental pode ajudar! Somos uma empresa de consultoria ambiental do RJ. Nosso papel é garantir que as ações da sua empresa não afetem o planeta, bem como assegurar que você atue nas normas. Precisa de ajuda? Entre em contato e conte-nos como podemos auxiliar sua organização!

Gostou deste conteúdo? No blog da Ética você pode conferir mais como este. Veja algumas sugestões:

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento