Quais os benefícios do saneamento ambiental?

Quais os benefícios do saneamento ambiental?

Quais os benefícios do saneamento ambiental?

Antes de conferirmos os benefícios do saneamento ambiental, que tal sabermos mais sobre a importância desse procedimento? O saneamento ambiental é um investimento público em medidas de controle do meio ambiente. Seu principal objetivo é combater os impactos negativos que o esgoto não tratado traz à natureza.

São muitos os benefícios do saneamento ambiental. Porém, os aspectos relacionados à melhoria na qualidade de vida das pessoas e à manutenção do equilíbrio ecológico são os que mais se destacam.
A seguir, podemos conferir como os benefícios do saneamento ambiental favorecem o bem-estar social!

Principais benefícios do saneamento ambiental

Melhorias na saúde pública

Não há como negar que o saneamento ambiental traz diversos benefícios à saúde da população. Quando a sociedade não recebe os benefícios do saneamento ambiental, ela fica vulnerável às doenças infecciosas. Febre tifóide, cólera e leptospirose são algumas complicações que podem ser contraídas. Para que essas doenças sejam controladas, é fundamental que as autoridades públicas e privadas compreendam a importância de se tratar o esgoto.

Locais livres dos maus cheiros

Uma das reclamações de quem vive em regiões sem saneamento diz respeito aos maus cheiros. Por ter alta concentração de dejetos, o esgoto a céu aberto libera cheiros nada agradáveis.

Existem algumas soluções caseiras que minimizam os maus cheiros. No entanto, o esgoto precisa ser devidamente tratado para que a situação mantenha-se sob controle. Com o saneamento ambiental, o esgoto passa por condutores e sifões até chegar na estação de tratamento, minimizando os maus odores.

Seres vivos preservados

O lançamento de detritos em rios compromete todo o ecossistema aquático. Essa ação faz com que, no processo de decomposição, o esgoto consuma a maior parte do oxigênio da água. O que dificulta a sobrevivência de peixes e de outros seres vivos. Além disso, o quadro se agrava quando o fosfato e o nitrogênio dos materiais orgânicos fazem com que as algas se multipliquem.

Por outro lado, essa situação pode ser revertida graças aos benefícios do saneamento ambiental. Quando tratada, a água volta a receber oxigênio e a vida aquática segue sendo recuperada aos poucos.

Conservação da limpeza urbana

A alta concentração de lixo em espaços públicos faz com que ratos, baratas, moscas, mosquitos e outros transmissores de doenças multipliquem-se com maior facilidade. Ao ser integrado aos demais procedimentos de limpeza urbana, o saneamento ambiental oferece melhorias nas condições de vida da população. Dessa forma, a conservação da cidade é, significativamente, aprimorada.

Tratamento adequado da água pluvial

Existem casos em que o esgoto de locais não saneados transborda em dias chuvosos. Isso se deve ao acúmulo de detritos que dificultam a passagem da água. Quando o sistema de escoamento trabalha junto ao saneamento ambiental, situações como essa são evitadas. Grelhas, canaletas, canais e bocas de lobo são indispensáveis para o escoamento eficiente da água pluvial.

Para que os benefícios do saneamento ambiental sejam percebidos, é imprescindível que as autoridades estejam ecologicamente engajadas. Empresas particulares emitem grande quantidade de detritos e precisam trabalhar junto aos órgãos governamentais no tratamento do esgoto. Nós, da Ética Ambiental, transmitimos essa filosofia às empresas por meio da consultoria ambiental.

Para ter acesso a mais informações, entre em contato conosco e saiba sobre as soluções e os serviços de saneamento ambiental que oferecemos às empresas que trabalham com sustentabilidade!
Outros links úteis:
gestão ambiental;
gestão ambiental nas empresas.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento