Gestão Ambiental

Quais os benefícios do saneamento ambiental?

Antes de conferirmos os benefícios do saneamento ambiental, que tal sabermos mais sobre a importância desse procedimento? O saneamento ambiental é um investimento público em medidas de controle do meio ambiente. Seu principal objetivo é combater os impactos negativos que o esgoto não tratado traz à natureza.

São muitos os benefícios do saneamento ambiental. Porém, os aspectos relacionados à melhoria na qualidade de vida das pessoas e à manutenção do equilíbrio ecológico são os que mais se destacam.
A seguir, podemos conferir como os benefícios do saneamento ambiental favorecem o bem-estar social!

Principais benefícios do saneamento ambiental

Melhorias na saúde pública

Não há como negar que o saneamento ambiental traz diversos benefícios à saúde da população. Quando a sociedade não recebe os benefícios do saneamento ambiental, ela fica vulnerável às doenças infecciosas. Febre tifóide, cólera e leptospirose são algumas complicações que podem ser contraídas. Para que essas doenças sejam controladas, é fundamental que as autoridades públicas e privadas compreendam a importância de se tratar o esgoto.

Locais livres dos maus cheiros

Uma das reclamações de quem vive em regiões sem saneamento diz respeito aos maus cheiros. Por ter alta concentração de dejetos, o esgoto a céu aberto libera cheiros nada agradáveis.

Existem algumas soluções caseiras que minimizam os maus cheiros. No entanto, o esgoto precisa ser devidamente tratado para que a situação mantenha-se sob controle. Com o saneamento ambiental, o esgoto passa por condutores e sifões até chegar na estação de tratamento, minimizando os maus odores.

Seres vivos preservados

O lançamento de detritos em rios compromete todo o ecossistema aquático. Essa ação faz com que, no processo de decomposição, o esgoto consuma a maior parte do oxigênio da água. O que dificulta a sobrevivência de peixes e de outros seres vivos. Além disso, o quadro se agrava quando o fosfato e o nitrogênio dos materiais orgânicos fazem com que as algas se multipliquem.

Por outro lado, essa situação pode ser revertida graças aos benefícios do saneamento ambiental. Quando tratada, a água volta a receber oxigênio e a vida aquática segue sendo recuperada aos poucos.

Conservação da limpeza urbana

A alta concentração de lixo em espaços públicos faz com que ratos, baratas, moscas, mosquitos e outros transmissores de doenças multipliquem-se com maior facilidade. Ao ser integrado aos demais procedimentos de limpeza urbana, o saneamento ambiental oferece melhorias nas condições de vida da população. Dessa forma, a conservação da cidade é, significativamente, aprimorada.

Tratamento adequado da água pluvial

Existem casos em que o esgoto de locais não saneados transborda em dias chuvosos. Isso se deve ao acúmulo de detritos que dificultam a passagem da água. Quando o sistema de escoamento trabalha junto ao saneamento ambiental, situações como essa são evitadas. Grelhas, canaletas, canais e bocas de lobo são indispensáveis para o escoamento eficiente da água pluvial.

Para que os benefícios do saneamento ambiental sejam percebidos, é imprescindível que as autoridades estejam ecologicamente engajadas. Empresas particulares emitem grande quantidade de detritos e precisam trabalhar junto aos órgãos governamentais no tratamento do esgoto. Nós, da Ética Ambiental, transmitimos essa filosofia às empresas por meio da consultoria ambiental.

Para ter acesso a mais informações, entre em contato conosco e saiba sobre as soluções e os serviços de saneamento ambiental que oferecemos às empresas que trabalham com sustentabilidade!
Outros links úteis:
gestão ambiental;
gestão ambiental nas empresas.

Comparti-lhe

Artigos recentes

Por que devemos nos importar com os recifes de coral?

Conhecido? Sim. Bem cuidado? Pode melhorar. Descubra porque as empresas deveriam se importar com recifes…

% dias atrás

Proteção da biodiversidade: práticas essenciais para um futuro sustentável

A proteção da biodiversidade é essencial para a manutenção do planeta — e da vida…

% dias atrás

O que saber para começar um Negócio Sustentável do Zero?

Quer aproveitar as oportunidades e começar um negócio sustentável? Confira 5 dicas da Ética Sustentável…

% dias atrás

Março é o mês da Água: como as empresas podem evitar escassez de água

Com o mês das águas sobre nós, é importante lembrar medidas para impedir a escassez…

% dias atrás

Descubra 5 riscos dos agrotóxicos

Sabe quais são os riscos dos agrotóxicos para o meio ambiente e a sua saúde?…

% dias atrás

Confira as 8 melhores práticas de conservação do solo!

Sabe quais práticas de preservação do solo devemos fazer para manter o meio ambiente sustentável?…

% dias atrás