Você já ouviu falar no plano de lavra?

Você já ouviu falar no plano de lavra?

Você já ouviu falar no plano de lavra?

Plano de lavra é um relatório técnico que destaca os aspectos mais relevantes relacionados à mineração, sendo utilizado tanto para o licenciamento ambiental (entidades ambientais municipais ou estaduais), quanto para o minerário (Departamento Nacional de Produção Mineral, o DNPM).

Dentro desse do plano de lavra, está contido o planejamento de lavra, o qual é o conjunto de procedimentos que visam o melhor aproveitamento dos recursos minerais. Lembrando que essa otimização considera a obtenção máxima de lucro, a partir da atividade extrativa como um sinal de alta produtividade.

Para que você compreenda melhor esse procedimento, nós, da Ética Ambiental, selecionamos conteúdos importantes que caracterizam o plano de lavra. Confira!

Como se caracteriza o plano de lavra?

O plano de lavra, ou simplesmente PL, representa uma série de estudos que define o método mais eficiente e seguro para a extração do minério, considerando aspectos como a geologia do local a ser explorado, os níveis dos riscos oferecidos pelo processo de extração de minérios, as leis ambientais que regem a área de exploração e as condições de trabalho dos mineradores.

Ao seguir os critérios do Departamento Nacional de Produção Mineral, o plano de lavra é apresentado de duas formas:

  • inserido no Plano de Aproveitamento Econômico (PAE) solicitado já no requerimento de lavra para áreas onde é necessário o uso de explosivos na extração de minérios;
  • contido no requerimento de autorização para a atividade mineradora.

Como o plano de lavra protege os mineradores?

Quando bem estruturado, o plano de lavra estabelece procedimentos de extração que interfiram minimamente nas estruturas ambientais do terreno, evitando que o minerador fique exposto às derrapagens, aos deslizamentos de pedras e à ação dos explosivos empregados nas minas.

Em 2017, por exemplo, houve um desastre ambiental que causou um vazamento de lama tóxica em Minas Gerais. Um acidente de grande proporções que pôs em risco não só a vida dos moradores como também a saúde de muitas famílias mineiras. Foram dois bilhões de litros de resíduos contaminados com bauxita. É claro que não dá para garantir que acidentes como esse não aconteçam, no entanto, não podemos negar que com um plano de lavra bem arquitetado delimitando técnicas e instrumentos apropriados para a mineração, a extração dos minérios torna-se mais incisiva.

A proteção dos mineradores também é adquirida a partir da maneira como é trabalhado o plano de lavra. A equipe formada por geólogos e engenheiros deve oferecer suporte aos mineradores desde o início do projeto minerário. Disponibilizando estudos relacionados às práticas extrativas, acompanhando os responsáveis técnicos pelo grupo de mineradores e propondo soluções de segurança para todas as atividades feitas nas minas.

Quem oferece o plano de lavra?

O plano de lavra, geralmente, é elaborado por engenheiros ambientais, geólogos, geógrafos e topógrafos. Com o embasamento físico-ambiental, os profissionais conseguem analisar as condições naturais impostas pelo ambiente o qual será explorado e propõem estratégias que contemplem a atividade e extrativa, mas que, ao mesmo tempo, não ponham em risco o equilíbrio ambiental e a vida humana.

Usualmente, o plano de lavra é identificado como um serviço. Seguindo esse princípio, muitas organizações ligadas às pesquisas geológicas e à consultoria ambiental disponibilizam esse procedimento às empresas mineradoras preocupadas em fazer uma exploração segura dos recursos minerais.

Considerando essa preocupação, a Ética Ambiental desenvolve uma consultoria ambiental capaz de oferecer às mineradoras a orientação necessária para que as suas atividades sejam feitas de forma otimizada e alinhada com as leis ambientais. Se você deseja que a sua empresa esteja de acordo com as condições naturais, entre em contato conosco e receba o auxílio necessário!

 

Links úteis:

consultoria ambiental RJ
empresas de gestão ambiental
empresas de consultoria ambiental
empresas que trabalham com sustentabilidade

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.