O que é a agenda ESG?

O que é a agenda ESG?

O que é a agenda ESG?

ESG, a partir do começo do século XXI, começou a ser um termo cada vez mais comum no mundo. Alinhado com as convenções sobre o clima, meio ambiente e Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Organização das Nações Unidas, a agenda ESG tem se tornado um diferencial cada vez mais pedido às empresas. Entenda melhor sobre isso no artigo de hoje!

O que significa ESG?

A sigla ESG é usada para designar Enviroment, Social and Governance (Meio ambiente, Social e Governança, em português), que envolve os tipos de práticas corporativas que devem ser adotadas por empresas no mundo todo.

As chamadas práticas verdes, por exemplo, vem do critério de Meio Ambiente. Desse modo, elas envolvem a empresa não ser ligada a práticas que maltratem o meio ambiente e que sejam ecológicas.

O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, surgindo de uma provocação do secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Esse foi sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. Bancos e investidores usam esses critérios para exigir práticas das empresas ligadas a eles, visto que elas estão se tornando cada vez mais obrigatórias.

Exemplos de práticas da agenda ESG

Relacionadas ao Meio Ambiente

  • Práticas que não contribuam para as mudanças climáticas;
  • compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa;
  • políticas para armazenamento e descarte consciente de resíduos.

Como aplicar a agenda ESG?

Relacionadas ao Social:

  • respeito ao bem-estar dos colaboradores;
  • busca pelas melhores condições de trabalho;
  • combate à escravidão e ao trabalho infantil;
  • criação/investimento em projetos que apoiam comunidades locais, incluindo grupos indígenas;
  • incentivo à diversidade no quadro de colaboradores da organização;
  • entre outros.

Relacionadas a Governança Corporativa:

  • práticas anticorrupção;
  • auditorias frequentes;
  • adoção de iniciativas que evitem conflitos de interesse;
  • criação de conselho de administração independente.

Quais os benefícios de seguir a agenda ESG para as empresas?

Uma empresa que atende a agenda ESG se mostra um negócio comprometido com a sustentabilidade, com a utilização consciente dos recursos naturais e com o cumprimento das legislações.

Isso, a médio e longo prazo, resulta em benefícios como redução de custos. Além disso, negócios que atenderem a agenda ESG tem mais oportunidades de firmar parcerias estratégicas, principalmente na questão da sustentabilidade. Dessa forma, eles ficam mais atraentes para investimentos, já que cada vez mais investidores preferem colocar seu dinheiro em “green bonds”.

Conheça a Ética Ambiental!

Precisa de ajuda para transformar sua empresa em um negócio sustentável ou se manter dentro das leis ambientais? A Ética Ambiental pode ajudar! Estamos entre as melhores empresas de meio ambiente do RJ. Oferecemos serviços de Consultoria Ambiental, Gestão Ambiental, entre ouros. Garantimos os melhores resultados ao seu negócio!

Entre em contato agora e esteja por dentro das tendências mundiais!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento