O segredo de 7 cidades premiadas pela sustentabilidade

O segredo de 7 cidades premiadas pela sustentabilidade

O segredo de 7 cidades premiadas pela sustentabilidade

Sustentabilidade se tornou uma questão de necessidade devido a toda preocupação atual com a camada de ozônio, o efeito estufa e todos os processos climáticos que o nosso planeta enfrenta. Você sabe o que é uma cidade sustentável? Uma cidade sustentável é aquela que se empenha em manter um equilíbrio ecológico, mesmo depois de passar pelo processo de urbanização.

Todos nós sabemos a necessidade de que a sustentabilidade seja implantada ao redor do mundo para que o meio ambiente seja preservado. É fácil se tornar uma cidade sustentável? Não! Mas também não é impossível. Com muita boa vontade, serviços ambientais e implantação de políticas públicas de qualidade, melhorar se torna inspirador. Separamos para você, uma lista das 7 cidades premiadas pela sua sustentabilidade. Bateu curiosidade? Confira:

Algumas das cidades premiadas pela sustentabilidade

Os transportes urbanos de Bogotá

A capital colombiana ganhou o prêmio de transporte urbano devido sua frota de BRT, lançado em 2000. O sistema de ônibus transporta cerca de 70% da população de 7,1 milhões de pessoas. São planos futuros a substituição de frotas abastecidas a diesel por transportes híbridos e elétricos, além de uma nova linha de metrô.

A redução de emissões de Copenhagen

A capital dinamarquesa, mais conhecida como “Cidade das Bicicletas”, adquiriu um ambicioso plano, chamado de Plano 2025, que visa extinguir o uso de carbono para amenizar as emissões na camada de ozônio até o ano de 2025. Caso dê certo, Copenhagen se tornará a primeira capital neutra em carbono, reduzindo as emissões em 400 mil toneladas. Sensacional, não é mesmo?

A qualidade do ar do México

A Cidade do México já foi considerada a mais poluída do mundo? Sim. Porém, um programa chamado PorAire, cortou drasticamente as emissões de CO2 e poluição de ar nos últimos 20 anos. Para mostrar o quanto a cidade está empenhada para manter a qualidade do ar, recentemente foi apresentada uma construção onde uma telha especial ajuda a neutralizar substâncias químicas que poluem.

A energia limpa de Munique

A cidade alemã recebeu o prêmio Green Energy (Energia Verde) por conta da sua iniciativa que busca suprir a cidade com 100% de energia vinda de fontes renováveis até 2025. Munique soma cada vez mais condições para atender, até 2025, demanda energética de 1,4 milhão de habitantes por meio de tecnologias renováveis. Inclusive, em um vilarejo próximo a Berlim, isso já aconteceu.

A gestão de resíduos de São Francisco

A cidade apresenta um programa de zero resíduo, que teve início em 2002 e inclui reformas significativas na gestão ambiental de resíduos. O resultado foi espetacular e obteve uma diminuição de 80% da deposição em aterros sanitários. A cidade se aproxima bastante da ambiciosa meta de “zero resíduo” em 2020 devido à admiráveis 300 toneladas de restos de alimentos que são coletadas por dia, e de 100 milhões de sacos plásticos a menos por ano.  

A infraestrutura inteligente de Singapura

O Sistema de Transporte Inteligente de Singapura é composto por dados de tráfego em tempo real, táxis equipados com GPS e até um mecanismo eletrônico de coleta de pedágio. O resultado: Cingapura tem taxas de congestionamento mais baixas do que a maioria das cidades. Se isso ajuda na sustentabilidade? Muito! Quanto menos congestionamento, menos a emissão de CO2 para a camada de ozônio.

As comunidades sustentáveis do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro foi a grande vencedora do prêmio Comunidades Sustentáveis com o projeto Morar Carioca. O que é o Morar Carioca? Uma estratégia abrangente de revitalização urbana que investirá em projetos de reestruturação na cidade inteira, com o objetivo de reurbanizar todas as favelas da cidade até 2020. Isso sim é uma cidade maravilhosa para todos.

Ajude sua cidade e torne sua empresa sustentável

Empresas especializadas em consultoria ambiental e meio ambiente são capacitadas para auxiliar sua empresa a adotar um sistema de gestão mais sustentável. A Ética Ambiental trabalha com gestão ambiental nas empresas, com o objetivo de tornar a atividade humana menos prejudicial ao meio ambiente. Torne a sua empresa sustentável! Saiba mais sobre o trabalho das empresas de consultoria ambiental e entre em contato conosco para esclarecimento de dúvidas.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento