Dicas de como preservar o solo

Antes de iniciarmos nossas dicas de como preservar o solo, que tal falarmos um pouco sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo? O dia 15 de abril foi escolhido como data da comemoração em homenagem ao nascimento do americano Hugh H. Bennet, que é considerado como o pai da conservação dos solos nos EUA e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos do país. Além de ser preocupado com o meio ambiente, Bennet era um grande comunicador e seus discursos levaram ideias de conservação ao conhecimento mundial.

Em 13 de novembro de 1989, este dia foi instituído no Brasil pela Lei 7.876, por iniciativa do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Ela tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da agropecuária e sobre a necessidade de uso e manejo sustentáveis. Como podemos observar, a preservação do solo é um fator vital para a manutenção do meio ambiente, portanto, ensinaremos como preservar o solo no nosso dia a dia, de maneiras bem fáceis.

Dicas fáceis de como preservar o solo

Quando o solo não recebe nutriente e tratamento adequado, ele pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil. O descarte incorreto de materiais e a má utilização do solo prejudicam o mesmo. As consequências de ações prejudiciais são sentidas não só na saúde das plantas, mas também na saúde dos animais e dos seres humanos. Para mudar essa realidade e aprender como preservar o solo, trouxemos dicas simples que podem ser aplicadas dentro e fora de casa. Confira!

Conservação da vegetação nativa

Uma das mais importantes maneiras de preservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural de um ambiente possui características e substâncias que conservam o solo e o mantém saudável.

Muitas organizações acabam optando pelo desmatamento na hora de construir grandes empreendimentos e não se preocupam em saber como preservar o solo. Uma solução para isso é contratar uma empresa de consultoria ambiental, que irá prestar serviços como perícia ambiental e análise de risco, fazendo com que o empreendimento ganhe destaque positivo no mercado por ter responsabilidade socioambiental.

Reflorestamento

Algumas pessoas dizem que não podem morrer sem plantar uma árvore. Mesmo sem saber, elas dão uma ótima dica de como preservar o solo de maneira adequada. O desmatamento pode facilitar a ocorrência de erosão no solo, portanto, plantando árvores a erosão é evitada. O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais usadas neste processo de reflorestamento, pois suas raízes sustentam a terra e absorvem parte da água.

Rotação de cultura

Em áreas de plantações o ideal é que se use a rotação de cultura. O que é isso? A área é dividida em partes, de maneira que uma delas sempre ficará descansando e outras partes recebem o plantio de culturas diferentes. Depois da colheita, ocorre uma rotação onde a parte que havia descansado recebe o plantio e a que foi usada vai para descanso. Isso evita o desgaste da terra e a infertilidade.

Combate à erosão

O combate à erosão é feito através do sistema de curvas de nível. As curvas de nível são valas em sentido circular que são feitas no solo em regiões altas, como serras, montanhas e morros. Essas valas absorvem a água, evitando enxurradas que podem causar desmoronamentos de terra e prejudicar plantações.

Atenção com o lixo

Procure reduzir, reciclar ou reutilizar o lixo produzido na sua casa e na sua empresa, sempre que possível. Você pode diminuir a geração de lixo montando um sistema de compostagem. Outra maneira de diminuir a produção de lixo é escolhendo produtos com pouca embalagem ou com embalagens biodegradáveis. Além disso, não descarte medicamentos e outros produtos farmacêuticos, como seringas, no lixo comum ou no vaso sanitário.

Agora que você já sabe como preservar o solo, descubra como causar menos impactos na natureza, utilizando o seu negócio. Empresas de consultoria ambiental fornecem ajuda para organizações que buscam manter a harmonia com a natureza. A consultoria ambiental apresenta soluções personalizadas para cada contexto, a fim de reduzir o impacto no meio ambiente. A Ética Ambiental é a melhor opção para quem deseja adquirir um projeto de gestão ambiental nas empresas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Outros links úteis:
Gestão Ambiental
Saneamento Ambiental
Consultoria Ambiental RJ

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.