Descarte correto dos materiais

Descarte correto dos materiais

Descarte correto dos materiais

Aprender mais sobre o descarte correto de materiais pode evitar prejuízos pelo descarte indevido. As atividades humanas, principalmente as industriais, produzem muito lixo, e isto vem sendo um problema de grau gigantesco para o planeta. A gestão ambiental nas empresas poderia auxiliar na resolução da questão do lixo, cujo excesso traz graves problemas para o ecossistema, e se alguns tipos de materiais forem descartados de maneira incorreta, podem gerar graves doenças. 

Medicamentos, por exemplo, se não forem descartados de maneira correta, podem prejudicar outras pessoas  e até o meio ambiente. O descarte correto de materiais eletrônicos evita a contaminação do solo, que se dá devido aos altos índices de substâncias químicas contidas nesse tipo de material. E estes são só alguns exemplos. Por meio de uma gestão ambiental, é possível que as empresas saibam como descartar o lixo produzido.

Quer saber mais sobre o risco do descarte indevido de materiais e obter dicas sobre o descarte correto de materiais? A Ética Ambiental te ensina. Confira já:

Descarte correto de medicamentos

Desde 2009, um regulamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possibilita que farmácias e drogarias participem de programas voluntários de coleta de resíduos de medicamentos para descarte pela população. Informe-se nas farmácias da sua região se elas participam de algum programa de coleta de medicamentos.  Caso sim, basta pedir orientação nesses estabelecimentos. Caso não exista um ponto de descarte em sua cidade ou alguma iniciativa similar, o mais aconselhável é solicitar informações nas Unidades Básicas de Saúde locais para receber orientação de como fazer um descarte seguro.

Por que descartar corretamente?

descarte correto

Aquele medicamento que muitas vezes você usa para aliviar suas dores, ou até salvar sua vida, se descartado de maneira incorreta pode causar grandes danos. Se outra pessoa acha o medicamento que você descartou de maneira incorreta e faz uso de maneira indevida, ela pode ter uma intoxicação medicamentosa. Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais.

Descarte correto de lixo hospitalar

descarte correto

Os resíduos hospitalares devem ser sempre descartados conforme o seu nível de risco. É de responsabilidade dos estabelecimentos realizar o descarte correto de acordo com as leis e normas brasileiras regulamentadas e inspecionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Alguns materiais são destinados a aterros sanitários, outros até podem ser reciclados e alguns são incinerados. Todos os resíduos são separados em lixeiras semelhantes às de coleta seletiva.

Por que descartar corretamente?

Tais materiais podem representar risco à saúde humana e ao meio ambiente se não houver adoção de procedimentos adequados no manejo dos diferentes tipos de resíduos gerados como: materiais biológicos contaminados com sangue ou patógenos, peças anatômicas, seringas e outros materiais plásticos; além de uma grande variedade de substâncias tóxicas, inflamáveis e até radioativas.

Descarte correto de perfurocortantes

Todos os materiais perfurocortantes devem ser descartados no local em que foram utilizados, separadamente e de maneira imediata após o seu uso, sempre em algum recipiente específico para esse uso.

Por que descartar corretamente?

Por não termos noção de qual pessoa fez uso do material em questão, se ele for reutilizado, poderá expor o indivíduo a inúmeras doenças, tais como HIV, hepatite B e C, entre outras.

Descarte correto de lixo eletrônico

O correto é fazer o descarte do lixo eletrônico em locais apropriados para o mesmo, como, por exemplo, empresas que atuem nessa área de reciclagem. Celulares podem ser entregues nas empresas de telefonia. Elas encaminham o material para ser descartado de maneira que não prejudique o meio ambiente e nem a população. Outra opção é doar os equipamentos para entidades sociais que atuam em inclusão digital. Você não prejudica o meio ambiente e ainda ajuda quem precisa.

Por que descartar corretamente?

Como estes equipamentos possuem substâncias químicas em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água. Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas. Esteja atento não só a sua saúde, mas a do seu próximo também.

Descarte correto de pilhas e baterias

Esse tipo de materiais em hipótese alguma pode ser descartado em lixo comum. Já existem leis que obrigam os fabricantes a receberem de volta pilhas e baterias usadas, e desta forma, eles dão o destino adequado. O melhor a fazer é enviar o material de volta ao fabricante, mas caso isso não seja possível, separe o lixo tóxico do comum. Desta forma, você facilita a coleta.

Por que descartar corretamente?

As pilhas e baterias se estouradas ou amassadas, eliminam um líquido tóxico que se acumula na natureza. Com isso, esse líquido pode causar contaminação que envolve o solo e lençóis freáticos, o que compromete a agricultura e a hidrografia.

Previna danos ambientais

A Ética Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental, que trabalha empenhada em tornar empresas cada vez mais sustentáveis. Estamos prontos para realizar a consultoria ambiental da sua empresa para, assim, você receber auxilio em tudo que se tratar de serviços ambientais. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.