Gestão Ambiental

Descarte inadequado de medicamentos causa impacto ambiental

Os remédios contêm substâncias químicas que podem impactar negativamente o meio ambiente. O descarte inadequado de medicamentos é uma das principais causas de contaminação dos corpos hídricos. Por conta disso, as indústrias farmacêuticas possuem o dever de elaborar sistemas de recolhimento e destinação eficazes para esses produtos. Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto.

Descarte inadequado de medicamentos: saiba mais!

Remédios em desuso ou fora do prazo de validade são constantemente jogados no lixo comum. Essa é uma prática feita geralmente pela população que carece de uma conscientização sobre a poluição causada por esses produtos. Pois bem, a verdade é que o descarte inadequado de medicamentos causa danos ao meio ambiente e também à saúde humana.
Os resíduos dos medicamentos atingem os corpos hídricos por meio do sistema de esgoto. Em seguida, as substâncias químicas deles se diluem na água e contribuem para a sua contaminação. De acordo com estatísticas, 1 kg de remédio descartado no esgoto é capaz de contaminar até 450 mil litros de água. Além de prejudicar a água, também podem comprometer a qualidade do solo ao serem liberados no lixo comum.
O descarte inadequado de medicamentos pode contaminar a água que chega até os seres humanos para consumo. Como consequência, pode causar intoxicação acidental em crianças e adultos, impactos na qualidade da água e na vida aquática.

Métodos para descartar remédios corretamente

Uma ótima iniciativa para resolver os problemas decorrentes do descarte inadequado de medicamentos é adotar a logística reversa. A prática consiste em estabelecer requisitos mínimos para proteção dos riscos ao meio ambiente e à saúde pública. Além disso, cria processos de descarte, armazenamento, coleta e transporte ideais para medicamentos de uso humano.
A logística reversa tem como objetivo retornar os resíduos poluentes ao fabricante. Portanto, postos de coleta e sistemas de tratamento devem estar alinhados para que a disposição final do produto seja adequada. O descarte correto de materiais sensíveis como os medicamentos também requer capacitação dos colaboradores da indústria para completa integração com o novo modelo.

Consultoria ambiental é uma ótima aliada

Ainda não sabe como implementar o projeto de logística reversa na sua organização? Não tem problema, conte com a Ética Ambiental. Somos uma empresa de consultoria ambiental que tem como missão criar projetos sustentáveis para empreendimentos de todos os portes e segmentos. Nossa especialidade é ajudar gestores com toda a demanda ambiental que uma empresa precisa para se manter ecologicamente correta no mercado.
Atuamos com saneamento ambiental, geologia ambiental, gestão ambiental e sustentabilidade. Entre nossos serviços de destaque, temos o tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais, efluentes líquidos e reúso de água. Nós sabemos como orientá-lo a evitar o descarte inadequado de medicamentos! Quer saber como? Entre em contato e saiba mais!

Comparti-lhe

Artigos recentes

Por que devemos nos importar com os recifes de coral?

Conhecido? Sim. Bem cuidado? Pode melhorar. Descubra porque as empresas deveriam se importar com recifes…

% dias atrás

Proteção da biodiversidade: práticas essenciais para um futuro sustentável

A proteção da biodiversidade é essencial para a manutenção do planeta — e da vida…

% dias atrás

O que saber para começar um Negócio Sustentável do Zero?

Quer aproveitar as oportunidades e começar um negócio sustentável? Confira 5 dicas da Ética Sustentável…

% dias atrás

Março é o mês da Água: como as empresas podem evitar escassez de água

Com o mês das águas sobre nós, é importante lembrar medidas para impedir a escassez…

% dias atrás

Descubra 5 riscos dos agrotóxicos

Sabe quais são os riscos dos agrotóxicos para o meio ambiente e a sua saúde?…

% dias atrás

Confira as 8 melhores práticas de conservação do solo!

Sabe quais práticas de preservação do solo devemos fazer para manter o meio ambiente sustentável?…

% dias atrás