Maneiras de economizar água com a limpeza de prédios

Maneiras de economizar água com a limpeza de prédios

Maneiras de economizar água com a limpeza de prédios

A falta d’água é um problema que atinge o mundo inteiro. Por conta disso, os países precisam cada vez mais tomarem decisões favoráveis ao meio ambiente. Apresentando, assim, soluções para reduzir o gasto demasiado de água. Entretanto, sabemos que na prática as coisas são um pouco diferentes. O desperdício ainda existe e já afeta muitos lugares. Mas saiba que é possível iniciar a economia a partir do seu espaço. Se você administra, mora ou trabalha em um edifício, saiba como a limpeza de prédios pode ser feita de forma a economizar água. Será que é possível? Acompanhe ao longo deste artigo.

Limpeza de prédios: dá para economizar água?

Há uma grande possibilidade de economizar água com a limpeza de prédios. Além dos benefícios para o próprio edifício, esse fato contribui potencialmente para o meio ambiente. Todavia, existem muitas formas de praticar a economia que vão além da limpeza. A Ética Ambiental separou as principais maneiras. Se você faz parte da administração ou simplesmente da convivência interna de um prédio, atente-se. É de extrema importância tomar conhecimento e aplicar as dicas. Confira, a seguir.

como economizar água em limpeza de fachadas de vidro

Vazamentos

O primeiro passo está diretamente ligado à estrutura da construção. Verificar a existência de vazamentos nas dependências é identificar possíveis pontos de desperdício de água. Essas inspeções devem ser realizadas por técnicos na área ou zelador devidamente qualificado. Válvulas, torneiras e outros setores da obra. Em caso de vazamentos, o reparo deve ser solicitado rapidamente.

Cotidiano nos apartamentos

A vida no cotidiano é a protagonista quando se fala acerca do desperdício de água em prédios, residências, empresas e etc. É importante adotar hábitos que reduzam o gasto demasiado do líquido. Por exemplo, atentar-se ao tempo de banho, utilização de bicas, máquina de lavar roupas ou louças e até quantas vezes rega as plantas por dia. São práticas que devem partir de cada um, já que muitas vezes a administração de um prédio não tem controle sobre isso. Porém, seja para prédios residenciais ou comerciais, ter consciência da quantidade básica de água que precisa para determinada atividade é essencial. Quando puder economizar, assim o faça, sempre. Isso deve ser aplicado na hora de limpar áreas internas e externas do edifício também.

Reaproveitamento

Hoje, existem equipamentos e técnicas que possibilitam economizar água de forma eficiente. Hidrômetros individuais, por exemplo, podem contribuir para o controle. Porém, uma prática que vem crescendo e ganhando mais adeptos é a do reaproveitamento. Uma estação de tratamento de água pode ser a solução. Reservatórios para água de chuva também são uma ótima solução para usar a água na limpeza de áreas comuns e para regar jardins.

Periodicidade

Definir um período certo para cada tipo de limpeza predial é indispensável. Isso ajuda na gestão da equipe de limpeza e, claro, no controle do uso de água. Para isso, é preciso avaliar quais são as necessidades e o que pode ser feito para resolvê-las. Algumas partes da construção demandam manutenções semanais, outras, mensais e, algumas, até diárias.

Fachada

Invista no serviço de limpeza de fachadas para o prédio. É a melhor forma de criar uma ótima apresentação para quem vê a construção de fora. Além, é claro, de ser um ponto positivo para melhorar o bem-estar de quem vive/trabalha no prédio. Com profissionais especializados em trabalho em altura, o resultado da limpeza fica excelente. E o melhor: tudo com conscientização para evitar gastos supérfluos de água.

Gestão ambiental

Se o ambiente precisa de consultoria ambiental, a Ética Ambiental é a solução para isso. Somos uma empresa de gestão ambiental com serviços envolvendo gestão ambiental empresarial, saneamento ambiental, geologia ambiental, sustentabilidade, dentre outros serviços ambientais. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a economizar água na limpeza de prédios e muitas outras questões ambientais importantes.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar