Educação ambiental em empresas

Educação ambiental em empresas

Educação ambiental em empresas

Muito tem se discutido sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e o quanto isso não pode ser deixado para depois. Os altos índices de poluição, o aumento da temperatura média do planeta, o aquecimento global: esses e tantos outros acontecimentos são reflexos de um conjunto de ações da humanidade que devem ser interrompidas. Uma solução que, sem dúvidas, tem alto potencial para melhorar este cenário é a educação ambiental.

Quando pensamos em educação ambiental, logo nos vem à cabeça esse tipo de ensinamento em escolas primárias. Porém, esses conhecimentos não podem ficar apenas nessa fase tão inicial do desenvolvimento intelectual das pessoas. Ele deve evoluir e prosseguir. Por isso, levar informações relacionadas a esse assunto a empresas e corporações por meio de uma gestão ambiental tem tudo para ser um caso de sucesso.

A Lei da Educação Ambiental (n° 9.795) endossou a importância deste conhecimento por ter como principal objetivo sinalizar escolas e universidades sobre a importância do desenvolvimento de um pensamento consciente quando o assunto é meio ambiente. Para que isso não fique apenas nessas camadas, a Ética Ambiental irá te explicar um pouco sobre o assunto e sua aplicação nas corporações.

Educação ambiental em empresas: como funciona

Antes de tudo, é importante ressaltar que não são somente empresas de meio ambiente que precisam estar atentas a isso. Todo negócio, de alguma forma, tem impacto no meio ambiente – como o descarte de lixo, por exemplo. Por isso, a importância de estimular a conscientização é cada vez maior. Um serviço de consultoria ambiental pode ser o seu principal aliado na função de buscar pontos em que a sua empresa pode melhorar neste aspecto.

Segundo uma pesquisa realizada pela UniEthos, 69% das empresas brasileiras reconhecem que a inserção da sustentabilidade no planejamento é uma necessidade. Levar conhecimentos sobre preservação do meio ambiente aos funcionários de uma empresa traz muitos benefícios para a própria e ainda para a vida pessoal dos membros. Contudo, qual seria a melhor forma de fazê-lo?

Uma maneira simples e descontraída de levar a educação ambiental para empresas é a realização de palestras e mini-cursos. Contate pessoas do ramo e faça com que essa experiência seja importante para o crescimento dos funcionários e da própria empresa. Além disso, é necessário passar para os funcionários informações sobre os indicadores ambientais, metas de redução de gases e lixo e outros dados da própria empresa em relação a esses cuidados.

Com isso, a empresa recebe diversos benefícios, dentre eles:

  • Funcionários engajados na causa ambiental dentro e fora da empresa;
  • Desenvolvimento de uma boa imagem frente aos clientes;
  • Redução das chances de provocar acidentes ambientais;
  • Possível desenvolvimento de parcerias com demais empresas e ONGs locais que atuem nesta causa.

Contate uma consultoria

Poder contar com gestão ambiental nas empresas é a melhor maneira de garantir que os funcionários estarão sempre atualizados no assunto e corretos em relação ao meio ambiente. Para isso, conte com a Ética Ambiental! Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços de gestão ambiental!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento