5 dicas para evitar multas ambientais

5 dicas para evitar multas ambientais

Os cuidados com os possíveis danos ambientais causados por empresas, hoje em dia, vem sendo mais uma situação estratégica do que obrigações com a lei. O assunto sustentabilidade empresarial, quando tratado com seriedade, pode ser uma ótima estratégia de marketing e, também, de evitar multas ambientais.

Além disso, por meio de cuidados ambientais, a empresa pode desfrutar mais do mesmo recurso ou, até, reduzir o seu consumo – consumi-lo conscientemente, tendo em vista que alguns recursos naturais se tornarão escasso breve.

Com a preocupação com questões ambientais, as leis e a fiscalização de transporte tornaram-se mais rígidas, gerando um aumento de multas ambientais. Entretanto, existem maneiras de multas ambientais e penalizações serem prevenidas, evitando que a empresa e funcionários sejam punidos de forma, até mesmo, severa.

Por isso, a Ética Ambiental separou 5 dicas para você seguir e evitar multas ambientais para sua empresa. Confira!

Conheça 5 dicas para evitar multas ambientaisContratos em dia

Ainda que seja realizada a contratação de um fornecedor para fazer o processo de tratamento de resíduos, a empresa geradora é responsável caso ocorram ações inadequadas. Na verdade, ela é corresponsável pelo descarte indevido, tratamento incorreto ou transporte do material para tratamento offsite.

Portanto, antes de contratar, certifique-se de que o fornecedor tenha o cadastro junto aos órgãos competentes, além do credenciamento em dia e contratos adequados às suas atividades.

Certificação de destinação final

O CDF indica o manuseamento correto dos efluentes, desde o seu transporte até o descarte final. Também serve como comprovante caso o procedimento correto tenha sido adotado pela geradora.

Atestado de tratamento

É um documento comprovante de que a empresa geradora realizou o encaminhamento corretamente dos resíduos, estando dentro dos requisitos perante a lei. O atestado de tratamento é um documento que necessita de apresentação diante de caso de fiscalização, a fim de evitar multas ambientais.

Prazo dos certificados de licenciamento ambiental

Os Licenciamentos Ambientais são utilizados no controle prévio e acompanhar as atividades que fazem uso de recursos naturais, podendo ser poluidoras ou que venham a causar algum dano ao meio ambiente.

É preciso estar atento ao prazo dos licenciamentos ambientais, pois estes, fora do seu determinado prazo, geram multas ambientais. A preocupação com a validade dos licenciamentos é totalmente válida, tendo em vista que certas atividades só podem ser executadas diante de autorizações por estes.

Contrate uma consultoria ambiental

Ao implantar uma gestão ambiental em sua empresa, você conta que não haja nenhuma falha e, com isso, ocorram multas ambientais. Um negócio com responsabilidade socioambiental auxilia na imagem diante do mercado e na sociedade como um todo, por isso, a Consultoria Ambiental possui um papel de grande importância para garantir a veracidade desse compromisso.

A Ética Ambiental é a maior empresa de consultoria ambiental do Rio de Janeiro. Oferecemos serviços como Licenciamento e Assessoria Ambiental, Auditorias Ambientais, no desenvolvimento de auditorias de conformidade ambiental, saúde e/ou segurança, auditorias de revisão e assistência para obtenção de certificação e muito mais. Entre em contato conosco e saiba o que a Ética pode fazer pela sua empresa!

Links úteis:
empresas de consultoria ambiental
empresas de gestão ambiental
consultoria ambiental rio de janeiro

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.