Como fazer festas sustentáveis no fim de ano

Como fazer festas sustentáveis no fim de ano

Como fazer festas sustentáveis no fim de ano

Você já pensou em fazer festas sustentáveis? Inevitavelmente, festas, no geral, produzem muito lixo e rejeitos que, em grande parte dos casos, não são corretamente descartados. Este descarte irresponsável gera grandes problemas ao meio ambiente e polui nossos recursos naturais.

O fim de ano é a época que, praticamente, todos fazem ou participam de eventos. Seja para uma confraternização da empresa ou para reunir amigos antigos, esses momentos também podem ser, além de muito divertidos, ecologicamente corretos.

Para que, a partir de agora, você só produza festas sustentáveis, a Ética Ambiental separou 8 boas dicas que você pode começar a aplicar desde já e também compartilhar com seus amigos. Confira a seguir:

8 dicas para fazer festas sustentáveis neste fim de ano

Priorize empresas que tenham responsabilidade ambiental

Na hora de escolher as empresas que prestarão os serviços para a sua festa, pesquise bem sobre as práticas delas. Saiba sobre como ela faz o descarte de seus materiais, como realiza reutilizações; ou seja, se ela se preocupa com a gestão ambiental e está, de fato, atenta em não prejudicar o meio ambiente.

Estimule a carona solidária

As grandes quantidades de gases poluentes emitidas por carros e demais automóveis é um dos maiores fatores prejudiciais ao meio ambiente. A sua festa pode, sim, estimular que as pessoas reduzam esses valores. Você pode criar grupos nas redes sociais para reunir os seus convidados que moram próximos uns dos outros e incentivá-los a dar caronas uns aos outros ou até mesmo sugerir que se juntem para irem de transporte público.

Atente-se aos utensílios

Sem dúvidas, o primeiro passo para fazer festas sustentáveis é pensar nos utensílios. Materiais como pratos, copos e talheres são muito utilizados, principalmente em eventos que envolvem muitos convidados, e, por isso, merecem muita atenção. Caso não queira abrir mão dos descartáveis, prefira os que forem feitos de materiais reciclados. Mas, a melhor maneira de fazer com que sua festa seja realmente sustentável é escolhendo utensílios que poderão ser lavados e reutilizados em outros eventos.

Reutilize os enfeites

Enfeitar o espaço é uma tarefa que pode gerar muito lixo. Por mais que você tome cuidado para que esses rejeitos sejam bem descartados, o ideal seria não produzi-los. Para isso, você pode reutilizar enfeites de festas passadas. Caso não tenha, peça seus amigos, pergunte quem pode te ajudar. Se quiser fazer algo realmente diferente, prefira fazer sua própria decoração, utilizando apenas materiais reciclados.

Apague as luzes

Uma festa é o momento perfeito para economizar energia elétrica. Aproveite que as pessoas não precisam de um ambiente muito iluminado e reduza seu consumo de energia elétrica apagando as luzes e deixando apenas alguns poucos pontos de iluminação. Nesses pontos, opte por lâmpadas de LED, que consomem menos.

Dispense embrulhos de presentes

Assim como os enfeites, os embrulhos de presentes produzem lixos que poderiam ser facilmente evitados. Peça seus convidados que não embrulhe os presentes. Essa é uma maneira de evitar a produção de lixo e ainda evita o suspense de saber o que ganhou.

Descarte de maneira consciente

O descarte dos materiais usados na festa devem ser feitos de maneira bastante consciente. Procure separar o lixo que pode ser reciclado do lixo orgânico e envie o primeiro para uma empresa responsável. Uma forma inteligente de facilitar essa separação é, durante a festa, disponibilizar diferentes latas de lixo para os recicláveis e os orgânicos. Separe diferentes sacolas para papel, garrafas de vidro e latas e sinalize-as para os convidados.

Doe o que restar

É inevitável que sobre muitas coisas da festa. Entre bebidas e comidas, por mais que tentemos calcular o mais próximo possível do que será o consumo real, é muito difícil acertarmos sem o risco de faltar algo. Após o fim da festa, verifique tudo o que sobrou e tente doar para necessitados. Leve a comida para abrigos e ou ofereça para moradores de rua.

Fazer festas sustentáveis no fim de ano, a fim de prestar serviços ambientais, não é tão difícil. Basta mudar algumas atitudes e torná-las mais conscientes para que isso se torne mais simples. Que tal transformar essas atitudes em hábitos diários e incorporá-los no dia a dia da sua empresa? A Ética Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental, que realiza serviços de gestão ambiental nas empresas para tornar seu empreendimento ecologicamente correto. Navegue pelo nosso site e conheça mais sobre este e outros serviços de consultoria ambiental!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento