Como reduzir custos com o gerenciamento de resíduos?

Como reduzir custos com o gerenciamento de resíduos?

Como reduzir custos com o gerenciamento de resíduos?

O gerenciamento de resíduos é o conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos que foram gerados uma coleta adequada, assim como armazenamento, tratamento, transporte e destino final, com o intuito de preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

Nos tempos de crise vividos atualmente, um dos objetivos principais de empresas é reduzir custos, mas sem prejudicar sua performance. Em grandes empreendimentos comerciais e industriais, uma grande oportunidade de reduzir custos é com a implementação de um gerenciamento de resíduos de excelência. Entenda mais sobre isso acompanhando este artigo da Ética Ambiental. Confira!

Gerenciamento de resíduos como uma oportunidade de ganhos

Em geral, muitas empresas se preocupam em destinar seus resíduos exigindo comprovantes de destinação, para não serem acionados legalmente. Na prática, existe uma segregação na fonte ruim, o que faz com que uma quantidade expressiva de resíduos recicláveis acabe sendo direcionado para aterros, aumentando os custos de destinação, em vez de gerar receita com a comercialização dos recicláveis. Infelizmente, por esse motivo, as empresas continuam a perder dinheiro no gerenciamento de resíduos.

Muitas vezes, empresas optam por um serviço terceirizado para fazer o gerenciamento de resíduos que apenas recolhem o conteúdo das lixeiras e os encaminham para a destinação, sem melhorar a coleta seletiva. Terceirizadas que disponibilizam mão de obra e equipamentos de limpeza não tem expertise para a execução de um gerenciamento de resíduos. É feito um trabalho automático de coleta, compactação e envio para a destinação, sem considerar a melhoria da performance financeira, sem uma redução dos custos e com um aumento da receita.

Alguns gestores não conseguem perceber o problema ou não são capazes de reverter o quadro. Talvez por falta de tempo ou de experiência. Mas, independentemente da causa, acabam fazendo parte do desperdício de dinheiro gerado por um gerenciamento de resíduos ineficiente.

custos menores gerenciamento de resíduos

Solução para um gerenciamento de resíduos eficiente

Empresas que realmente desejam reduzir os custos devem investir em consultoria ambiental especializada no gerenciamento de resíduos, que fará um diagnóstico e avaliação do potencial de receitas e custos, na medida em que o plano seja implantado, com treinamentos e acompanhamento da implantação do gerenciamento.

Para isso, conte com a Ética Ambiental. Somos uma empresa de consultoria ambiental preocupada na manutenção da harmonia entre organizações e o meio ambiente, por meio da implantação de soluções eficientes e personalizadas. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a fazer um gerenciamento de resíduos eficiente. Aguardamos por você.

Links úteis:
empresas de consultoria ambiental;
consultoria ambiental rj;
consultoria ambiental rio de janeiro.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.