Os benefícios da Gestão Ambiental nas empresas

Os benefícios da Gestão Ambiental nas empresas

Os benefícios da Gestão Ambiental nas empresas

A Gestão Ambiental nas empresas representa nada mais que a adoção de um sistema de administração que tem como foco principal a sustentabilidade. Ou seja, através do uso de métodos e práticas voltadas para a redução do impacto na natureza gerado por uma empresa, a Gestão Ambiental surge como uma solução extremamente necessária para que corporações cumpram com sua postura ambiental cobrada tanto pelo público consumidor, como pela legislação brasileira.

O equilíbrio entre a corporação e o meio ambiente é o que buscam os chamados empreendimentos verdes. Para que uma organização seja reconhecida como tal, é necessário que certos investimentos e esforços sejam feitos; por isso, a orientação de uma empresa especializada em prestar o serviço de Gestão Ambiental empresarial é altamente recomendada. Vale lembrar que este sistema pode ser adotado por qualquer empresa, seja ela uma indústria ou prestadora de serviços, de grande, médio ou pequeno porte.

Como funciona a Gestão Ambiental?

Para ajudar a entender melhor os benefícios da Gestão Ambiental nas empresas, é necessário entender também como esse sistema funciona. É bem simples: resumidamente, podemos dizer que o processo se inicia ao se mapear e identificar todas as atividades realizadas pela empresa em questão, evidenciando todos os aspectos em que são gerados impactos ao meio ambiente. Então, é traçado um planejamento onde são estabelecidas propostas de soluções e monitoramento destes impactos, de acordo com as exigências legais de cada ramo de atividade. Após isso, são criadas metas de acordo com a política ambiental definida. Isso significa que a Gestão Ambiental empresarial é planejada e implantada de forma exclusiva para cada negócio, mesmo para aqueles que atuam em um mesmo ramo, por exemplo.

Se você deseja saber mais sobre como a Ética Ambiental presta este serviço de forma totalmente customizada e informatizada, visite nossa página sobre Gestão Ambiental.

Benefícios da Gestão Ambiental empresarial

Dentre os principais benefícios, podemos destacar:

  • Redução de riscos de acidentes ecológicos;
  • Melhor utilização dos recursos naturais disponíveis, evitando desperdício e estimulando o reuso;
  • Redução nas contas de água e luz;
  • Adoção do descarte adequado de resíduos, através da reciclagem;
  • Fortalecimento da imagem da empresa junto a fornecedores, clientes, autoridades, bem como toda a sociedade;
  • Melhoria significativa na administração de recursos energéticos, humanos e materiais.

Gestão Ambiental nas empresas: por que investir?

Uma das principais tendências atuais é o aumento da procura por produtos e serviços prestados por empresas socialmente responsáveis e ecologicamente corretas. Isso significa que associar a imagem da sua empresa com a preservação ambiental é um ótimo negócio – não apenas pela redução de custos, mas também para manter e atrair novos clientes.

Outro ponto relevante é que o histórico ambiental positivo das empresas aumenta consideravelmente as chances de se ingressar em programas de investimento, ou conseguir financiamentos bancários e governamentais. Portanto, investir em Gestão Ambiental nas empresas pode compensar ainda mais.

Se você deseja que sua empresa conquiste todos esses benefícios através da Gestão Ambiental empresarial, conte com a Ética Ambiental! Você pode entrar em contato conosco clicando aqui.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento