6 hábitos cotidianos que contribuem para sustentabilidade

6 hábitos cotidianos que contribuem para sustentabilidade

6 hábitos cotidianos que contribuem para sustentabilidade

O termo sustentabilidade está, cada vez mais, ganhando espaço na mídia. Mas, primeiramente, gostaríamos de saber se você se considera uma pessoa sustentável. O que é necessário para isso? Ser uma pessoa sustentável é estar constantemente provendo o melhor para você, para as outras pessoas e para o meio ambiente, visando o bem estar das gerações futuras.

Você está levando a sustentabilidade em consideração nas suas atitudes diárias? Se a resposta for não, existem pequenas atitudes que farão uma grande diferença para o meio ambiente. Agir com sustentabilidade é simples e fácil, basta ser coerente e ter consciência que suas atitudes, embora possam parecer simples, afetam todos os seres vivos do planeta. Se você deseja o bem do Planeta Terra e um ambiente agradável para as futuras gerações, aprenda 6 hábitos que contribuem para a sustentabilidade. Confira!

Dicas de sustentabilidade

Economize água

Pequenos hábitos como: desligar a torneira ao escovar os dentes ou no momento de ensaboar a louça, tomar banhos curtos, aproveitar a água da chuva para molhar plantas e jardins, varrer a calçada em vez de lavar e checar possíveis vazamentos, contribuem, e muito, para a economia de água.

Em 2014, o Brasil viveu a maior crise hídrica da história. Houve queda nos níveis dos reservatórios de abastecimento de grandes cidades, com destaque para a cidade de São Paulo, que viveu um de seus momentos mais dramáticos em toda a sua história. A água potável do planeta corre o risco de acabar, portanto, façamos a nossa parte para economizá-la.

Economize energia

Aproveite a luz do sol para iluminar o ambiente da sua casa. Dependendo da disposição dos cômodos, é possível utilizar a luz do sol até o começo da noite. Evite ligar lâmpadas enquanto o dia ainda está claro. Além disso, substitua lâmpadas normais por lâmpadas de baixo consumo. Elas costumam gastar menos energia e tem maior durabilidade.

Diminuir seu tempo no banho, além de ajudar a economizar água, também ajuda a economizar energia. O gasto de um chuveiro elétrico ligado é o mesmo de 45 TVs ao mesmo tempo.

Eletrônicos

É de fundamental importância que equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias recebam uma destinação adequada, pelo fato de seus componentes incluírem metais pesados e outros contaminantes. Se o aparelho ainda estiver funcionando, o ideal é vender ou doar. Se não for possível, destine-o a um posto especializado de coleta.

Horta

Procure um local ensolarado no seu quintal, ou na sua comunidade, para o cultivo de algumas plantas que sirvam como tempero. Deste modo, você terá sempre os ingredientes frescos à disposição. Se houver espaço disponível, você pode investir em verduras e até em árvores frutíferas.

Use menos automóveis

Todos sabem os impactos dos automóveis ao meio ambiente e à camada de ozônio, certo? A queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, são os principais causadores do aquecimento global. Por isso, sempre que possível, procure fazer trechos curtos a pé, ou de bicicleta. Além de ajudar o meio ambiente, você estará fazendo exercícios físicos. Montar um esquema de carona coletiva também é uma ótima opção para diminuir o número de carros nas ruas.

Conte com a Ética Ambiental na sua empresa

A Ética Ambiental conta com serviços como os projetos de sustentabilidade. Os projetos e serviços ambientais visam satisfazer as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras, buscando preservar a característica custo-benefício aos empreendimentos e empresas. Para a Ética Ambiental, a gestão ambiental em uma empresa sustentável deve obedecer a quatro requisitos básicos. São eles: ser economicamente viável; ecologicamente correto; culturalmente aceito e socialmente justo. Entre em contato conosco e conheça a consultoria ambiental da nossa empresa.

Outros links:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento