Saiba o que é saneamento ambiental e muito mais sobre

Saiba o que é saneamento ambiental e muito mais sobre

Saiba o que é saneamento ambiental e muito mais sobre

Quando falamos de qualidade de vida, normalmente pensamos nos avanços da tecnologia e novas maneiras de nutrição, certo? Mas, será que é apenas isso? A resposta é não! Existe o saneamento, que também é um grande aliado. Neste artigo, a Ética Ambiental te ensina o que é saneamento ambiental e muito mais. Confira agora!

O que é saneamento ambiental?

Vemos um profissional que sabe o que é saneamento ambiental. Conheça também!

Muitas pessoas estão mais habituadas em ouvir sobre o saneamento básico. Sendo assim, é normal se perguntarem o que é saneamento ambiental. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), se trata do conjunto de fatores ambientais que podem ser prejudiciais ao bem-estar da sociedade. Por exemplo, poluição do ar, água e solo.

Além disso, também é a união dos investimentos políticos para o controle do meio ambiente. Sempre visando uma melhor qualidade de vida a todos. Com isso, mais saúde aos cidadãos. Todas as ações citadas estão previstas na Lei Federal 11.445, de 5 de janeiro de 2007.

Agora você já sabe o que é saneamento ambiental. Vamos falar agora sobre a sua importância.

Importância do saneamento ambiental

O saneamento ambiental é como uma extensão do saneamento básico. Ou seja, tem a mesma importância, porém, um pouco maior por tratar de mais problemas.

A seguir, seguem algumas áreas que o saneamento ambiental trata.

  1. Resíduos sólidos: quando falamos de resíduos sólidos, estamos dizendo de materiais encontrados em aterros sanitários e controlados, lixão, unidade de transbordo e muito mais;
  2. Água pluvial: nada mais é que a água da chuva. Os resíduos sólidos e condução das águas pluviais estão ligados. Se os lixos não forem jogados de forma correta, em dias de chuvas o resultado são as inundações. Sem contar que enchentes podem ser prejudiciais à saúde por conta da contaminação da água;
  3. Saúde: o saneamento ambiental trata do contágio de doenças, essa é a principal luta do saneamento ambiental. Um número mostra a importância dessa salubridade: 88% das mortes por diarreia foram causadas por falta de saneamento.

Vantagens do saneamento ambiental

Existem vários benefícios do saneamento ambiental e nos listamos 5 deles para você:

  • maior qualidade de vida;
  • menor desperdício e acúmulo de lixos;
  • melhor tratamento da água e esgoto;
  • sociedade protegida;
  • meio ambiente preservado.

A Ética Ambiental pode lhe ajudar!

A Ética Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental. Possuímos mais de 10 anos de experiência, com uma equipe qualificada e preparada para reduzir os impactos ambientais de todos os clientes. Venha conhecer nosso trabalho!

Entre em contato conosco pelo site ou através de nosso WhatsApp!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento