Uma palavra estrangeira que tem se tornado cada vez mais comum no mercado brasileiro, a Supply Chain é uma forma de organização cada vez mais imprescindível para as empresas. O Pacto Global das Nações Unidas estabeleceu 10 critérios para medir a sustentabilidade da cadeia de suprimentos. Esses princípios se baseiam na compreensão de que as práticas e os produtos socialmente responsáveis são bons para as pessoas e para o planeta. Também aumentam o reconhecimento da marca, a competitividade e a rentabilidade a longo prazo. Confira como é o Supply Chain sustentável neste artigo!
Essa “cadeia de suprimentos” não é algo novo, mas ainda pouco conhecido para empresas brasileiras. Supply Chain refere-se aos diversos processos que os produtos passam, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final.
Isso significa pensar em uma séries de atividades como:
Nessa lista também poderiam ser adicionadas tarefas como as relacionadas à criação de novos produtos, ao atendimento ao consumidor, ao controle financeiro e ao marketing, por exemplo.
Desse modo, fornecedores, transportadoras, atacadistas, todos que fazem parte do intrincado sistema que leva o produto ao seu destino final fazem parte dessa análise.
Uma cadeia de suprimentos sustentável inclui processos que eliminam e reduzem impactos na natureza. Nesse sentido, o principal ponto é justamente a lógica do supply chain.
Quando a cadeia se pauta apenas pela venda interna entre os elos, há um problema que, invariavelmente, chega ao meio ambiente. Imagine o fluxo: a indústria fabrica seus produtos e precisa vendê-los. Para isso, negocia com distribuidores e diretamente com alguns varejos.
Dentro dessa lógica, os produtos chegam nos pontos de venda e muitos deles não saem ou ficam com um resultado abaixo do satisfatório. Isso pois estavam apenas alinhados internamente e não com a real demanda do consumidor final e seus interesses.
Uma cadeia de suprimentos ecológica integra com êxito à sua gestão, os princípios e benchmarks da responsabilidade ambiental. Isso inclui design de produto, sourcing de materiais, fabricação, logística e gestão do fim da vida útil do produto.
Tecnologias da cadeia de suprimentos, como IA e Machine Learning, ajudam empresas a identificar riscos, padrões e oportunidades e permite minimizar o desperdício e melhorar a eficiência.
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