É do interesse do consumidor a responsabilidade ambiental?

É do interesse do consumidor a responsabilidade ambiental?

É do interesse do consumidor a responsabilidade ambiental?

O consumidor está mudando suas questões de interesse. À medida que a inflação vai seguindo, novas formas de consumo estão acontecendo. Agora, o consumidor está mudando suas compras e marcas, e também valorizando novos aspectos na hora de comprar. Privacidade e responsabilidade ambiental, são alguns deles. Confira mais sobre o assunto neste artigo da Ética Ambiental. Boa leitura!

Como os consumidores observam a responsabilidade ambiental agora?

Em pesquisa realizada pela Toluna,  foram comparadas as crises energética e causas ambientais no Brasil e em outros dois países, México e Estados Unidos. Na comparação, o Brasil se mostrou o país mais afetado pela crise energética e o aumento do custo de energia. Segundo os dados da pesquisa, 76% dos brasileiros sofrem com isso, contra 54% de mexicanos e 48% de norte-americanos.

Alguns dados importantes, para a gestão pública, constataram que:

  • 80% dos brasileiros, o Governo, as autoridades locais e as agências públicas detém a maior responsabilidade em fazer mudanças que protejam o meio ambiente;
  • 47% acreditam que o Governo não cumpre metas de responsabilidade ambiental;
  • para a maioria, o Estado não faz o suficiente para apoiar as causas ambientais. 

Porém, apesar de a questão pública ser importante, o público consumidor não esquece a responsabilidade ambiental das empresas. Segundo os dados, 56% dos brasileiros acreditam que os consumidores devem fazer algo a respeito do meio ambiente. Por isso:

  • 55% acreditam que quem tem de zelar pelo meio ambiente são as marcas ou fabricantes;
  • 34% creem que as marcas e fabricantes também não fazem muito pelo ambiente. 

Além disso, os dados comprovam que 39% pensam que os bancos e outras instituições financeiras têm de cuidar dessas causas ambientais. Porém, essa mesma porcentagem acredita que eles não estão fazendo o suficiente. Mesmo assim, os bancos e instituições financeiras têm começado a investir mais em quem investe em questões verdes. Muitos bancos começaram a exigir que empresas seguissem a agenda ESG, por exemplo, antes de conseguirem empréstimos.

o público consumidor não esquece a responsabilidade ambiental das empresas

Que tipo de postura as empresas devem tomar?

As empresas precisam começar a investir em “práticas verdes” em suas estratégias de negócio. Empresas que atenderem às práticas ESG têm mais oportunidades de firmar parcerias e conseguir empréstimos. Também, são mais bem vistos pelo consumidor, que procura empresas sustentáveis para conhecer. 

Essas empresas também ficam mais atraentes para investimentos, já que cada vez mais investidores preferem colocar seu dinheiro em “green bonds”. E como fazer isso? Diminuindo seu impacto ambiental

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