O que são serviços ecossistêmicos?

O que são serviços ecossistêmicos?

O que são serviços ecossistêmicos?

Um ecossistema é um dinâmico relacionamento entre plantas, animais e comunidades de microrganismos, além de solo, água e ar, todos interagindo no mais completo equilíbrio. Serviços ecossistêmicos tratam-se dos benefícios que as pessoas obtêm a partir da natureza direta ou indiretamente, através dos ecossistemas, com o intuito de sustentar a vida no planeta. Muitas vezes, não percebemos a quantidade de serviços que a natureza nos provê. Pensando nisso, preparamos esse artigo com o intuito de esclarecer questões sobre os serviços ecossistêmicos. Confira!

Tipos de serviços ecossistêmicos

O valor global dos serviços ecossistêmicos está estimado em U$ 125 trilhões a U$ 145 trilhões por ano. Tanto a economia quanto o bem-estar da população global dependem do capital natural. O bom funcionamento dos ecossistemas disponibilizam os mais diversos serviços para a população e a estrutura desses serviços ecossistêmicos combina setores econômicos, ecológicos e sociológicos. Os serviços ecossistêmicos são divididos em quatro categorias: provisão, regulação, cultural e suporte. Saberemos mais sobre cada uma delas a seguir.

saiba quais são os tipos de serviços ecossistêmicos

Serviços de provisão

Esse tipo de serviço envolve todos os materiais providos pelos ecossistemas que nós consumimos. Ou seja, alimentos, matérias-primas para construção e combustível, água potável, recursos energéticos e medicinais, entre outros.

Serviços de regulação

Os ecossistemas são reguladores das condições ambientais. Por exemplo: árvores armazenam gases causadores do efeito estufa, ajudando a estabilizar as mudanças climáticas e as florestas têm grande influência sobre a chuva. Além disso, eles também funcionam como uma zona de amortecimento para desastres naturais. O que isso quer dizer? Os corpos d’água diminuírem a chance de alagamentos, assim como mangues e corais protegerem a costa das ondas são alguns exemplos. O ecossistema também regula o tratamento da água, a polinização, o controle biológico, entre outros fatores.

Serviços culturais

Os serviços culturais representam os serviços ecossistêmicos não materiais que os ecossistemas oferecem. Alguns exemplos são: recreação, turismo ecológico, apreciação estética, enriquecimento espiritual, entre outros.

Serviços de suporte

São serviços ecossistêmicos que são necessários para que os outros serviços possam existir. Correspondem a formação de solo e habitats naturais, ciclo dos nutrientes e produção de oxigênio, por exemplo. Também correspondem à variedade genética responsável pela biodiversidade das espécies em um determinado local.

Importância dos serviços ecossistêmicos e seus impactos

Nós, raça humana, dependemos inteiramente dos serviços ecossistêmicos. Todas as categorias listadas acima são essenciais para a sobrevivência desta geração e também das futuras. As decisões tomadas devem levar em consideração o valor de um serviço ambiental, visando a preservação dos serviços ecossistêmicos. No entanto, economicamente, a preservação do meio ambiente durante muito tempo não foi vista como algo atraente. Quando pensamos a curto prazo, atividades como a pecuária e a produção de grãos parecem ser mais lucrativas, porém, elas prejudicam o meio ambiente.
Tentar alterar algum dos serviços ecossistêmicos sem um entendimento completo do que isso pode causar nos demais serviços é um erro constante. Mas, mesmo com estudos aprofundados, algumas consequências se tornam imprevisíveis. Portanto, as ações humanas devem procurar sempre manter ou melhorar a capacidade de resiliência dos ecossistemas.
Estímulos para mostrar às pessoas que os serviços ecossistêmicos possuem valor econômico também são necessários. Eles precisam ser levados em conta na tomada das decisões. O pagamento por serviços ambientais e da valorização ambiental estão inclusos nesses casos. Segundo alguns especialistas, atribuir valor aos serviços ambientais fará com que as pessoas reconheçam a dependência e a necessidade de preservá-los.

Se você deseja fazer com que sua empresa siga as normas de preservação do meio ambiente e não atrapalhe os serviços ecossistêmicos, conte com a Ética Ambiental. Oferecemos serviços como: saneamento ambiental, consultoria ambiental e gestão ambiental. Entre em contato conosco e deixe o seu negócio de bem com o meio ambiente.

 

Links úteis:
gestão ambiental nas empresas;
empresas de consultoria ambiental.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.