7 dicas para ser mais sustentável no trabalho

7 dicas para ser mais sustentável no trabalho

7 dicas para ser mais sustentável no trabalho

Você já pensou em tomar atitudes para ser mais sustentável no trabalho? Muito se fala sobre sustentabilidade, meio ambiente, gestão ambiental e preservação, mas você já parou para pensar que com pequenas atitudes no dia a dia, você pode prestar alguns serviços ambientais? É comum que tenhamos muitos costumes que prejudiquem o meio ambiente e, muitas vezes, nós mal sabemos o quanto é importante mudá-los.

Sabendo que grande parte da população passa a maior parte do seu tempo no trabalho, que tal tomar algumas atitudes relacionadas a esse local, e que podem ajudar a preservar o meio ambiente? A Ética Ambiental elaborou uma lista com 7 dicas que irão facilitar esse processo. Confira a seguir.

Como ser sustentável no trabalho

Vá de carona

Você já parou pra pensar o quanto a queima de combustível prejudica o meio ambiente? Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 92% da população mundial vive em locais em que a qualidade do ar não se encaixa nos padrões dados como aceitáveis pela instituição. Uma das causas para esses números alarmantes é a poluição causada pela queima de combustíveis de veículos.

Se você também ficou assustado com esses dados e quer ajudar a melhorar o ambiente, que tal pegar uma carona para ir ao trabalho? Essa atitude pode reduzir consideravelmente a quantidade de veículos nas ruas diariamente e representar uma melhora significativa para o meio ambiente. Além de pedir carona, você também pode optar por usar transportes coletivos ou oferecer a carona para colegas de trabalho.

Evite reuniões externas

Pelo mesmo motivo exposto anteriormente, evitar reuniões externas é uma ótima forma de ser sustentável no trabalho. Ao fazer isso, você está tirando mais um carro da rua e ajuda a preservar a qualidade do ar. Opte por reuniões por videochamadas, por exemplo. É uma alternativa boa e que economiza tempo e dinheiro.

Descartáveis nunca mais

Se você é do tipo que usa muitos copos descartáveis por dia, está na hora de mudar. Copos plásticos podem levar cerca de 40 anos para serem decompostos no ambiente, caso não passem pelo processo correto de descarte ou por reciclagem. Além disso, os descartáveis aumentam o volume de lixo produzido diariamente. Esse comportamento pode ser facilmente abolido; basta trocar o copo descartável por canecas ou garrafas que podem ser usadas mais de uma vez.

Aposte nos reciclados e reutilizados

É comum que as empresas usem muito papel no dia a dia. Seja para impressão, documentação ou qualquer outra finalidade, o papel branco comum pode ser substituído pelos papéis reciclados. Cartuchos de tintas de impressoras, por exemplo, também representam uma grande porcentagem do lixo produzido por corporações. Se utilizar cartuchos recarregados, você reduz custos e ainda evita a produção de lixo desnecessário.

“Ao sair, apague as luzes”

Esta é uma mensagem que vemos em muitos lugares, em diferentes ambientes. Apagar as luzes é uma atitude mais importante do que se imagina. Ao economizar energia elétrica, você está reduzindo a produção destas e, com isso, possíveis resíduos poluentes gerados a partir desta produção. Por mais que seja importante, nem sempre esse pedido é obedecido. Procure sempre apagar as luzes e economizar energia elétrica.

Use plantas na decoração

Por mais que pareça uma atitude mínima e inofensiva, usar plantas na decoração é uma ótima maneira de ser sustentável no trabalho. As plantas melhoram a qualidade do ar, estimulam a produtividade e ainda trazem harmonia ao ambiente, tornando seu local de trabalho ainda mais agradável. Compre um potinho pequeno com uma plantinha e deixe em cima da sua estação de trabalho. Esse pequeno gesto pode fazer uma diferença considerável no meio ambiente e na sua rotina.

Busque uma consultoria ambiental

Além das práticas individuais para ser sustentável no trabalho, a empresa como um todo deve apresentar uma responsabilidade socioambiental, saber como tratar de seus resíduos e se está prejudicando o meio ambiente de alguma forma com seu negócio. Para isso, ter uma parceria com uma empresa de consultoria ambiental é essencial. A gestão ambiental nas empresas é uma ótima maneira de ajudar a diminuir os danos causados ao meio ambiente por meio das atividades industriais e empresariais.

A Ética Ambiental é certificada e está pronta para realizar um trabalho de consultoria ambiental na sua empresa. Para saber mais sobre como funciona esse serviço, entre em contato conosco.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento