Saiba como fazer a compostagem do lixo orgânico da sua empresa

Compostagem é a decomposição de resíduos orgânicos em adubo, por meio de processos químicos e físicos. Realizar a compostagem do lixo gerado na sua empresa contribui para descobrir como preservar o solo e é uma forma simples de reduzir detritos.

A técnica também possui outros benefícios, como a diminuição da produção de gás metano, presente na formação do efeito estufa. A Ética Ambiental reuniu algumas dicas para iniciar o processo de compostagem na sua empresa, confira:

Dicas para realizar a compostagem do lixo gerado na sua organização

Prepare o local

Certifique-se de que o local escolhido recebe a luz do sol, para um processamento mais rápido dos nutrientes. Para realizar a compostagem, escave quatro trincheiras com 1,5 de altura cada uma. Caso não possua espaço, é possível realizar o processo com composteiras domésticas.

Saiba quais materiais utilizar

Nem todos os resíduos podem ser usados na compostagem do lixo. Dependendo do material, a ação pode causar o efeito inverso e atrair pragas e roedores. Carnes, peixes e gordura devem ser sempre evitados.

Cuidados

É fundamental revirar os montes de forma periódica para manter os níveis ideais de temperatura e umidade. Separe um período de sete dias para fazer essa checagem da compostagem.

Utilização do composto

Na agricultura, o adubo gerado na compostagem aumenta significativamente a rentabilidade e a qualidade da produção, por não abusar de aditivos químicos e ajudar na manutenção do terreno fértil.

Entretanto, o material orgânico também pode ser comercializado. Empresários de todo o mundo já patentearam formas de realização da técnica, o que demonstra a alta rentabilidade do mercado sustentável.

A Ética Ambiental é uma empresa focada em consultoria ambiental, com serviços personalizados para cada cliente. Para encontrar mais conteúdos sobre sustentabilidade voltada ao mundo empresarial, confira os outros artigos em nosso blog.

Links úteis:
empresas que trabalham com sustentabilidade
consultoria ambiental

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.