Como evitar a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos

Como evitar a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos

Como evitar a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos

Por que dia 11 de janeiro é Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos? No ano de 1990, o então presidente, José Sarney, determinou que houvesse mais rigor no registro, controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e produtos derivados. A data é comemorada anualmente pelo fato de apoiar o cultivo de alimentos saudáveis, a preservação do solo e a qualidade de vida da população. Com o passar dos anos, as leis para o uso de agrotóxicos foram intensificadas, porém, a data foi um marco para a população brasileira.

Os agrotóxicos são substâncias polêmicas. Se por um lado aumentam e muito a produção agrícola, por outro, são produtos tóxicos e causam contaminação ao meio ambiente, além de danos à saúde humana. Hoje, nosso objetivo é te ensinar maneiras de evitar a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos. Confira já!

O uso correto de agrotóxicos

Quando uma praga é identificada em uma plantação agrícola, certo tipo de agrotóxico deve ser utilizado para combatê-la. Quem irá definir qual agrotóxico deve ser utilizado é um profissional credenciado junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Ele dará ao produtor um receituário agronômico.

É importante verificar se o produto está dentro do prazo de validade e sem sinais de violação. Os agrotóxicos só devem ser adquiridos através de distribuidores ou revendedores autorizados pelos fabricantes.

No momento da aplicação do produto, alguns elementos devem ser levados em consideração. São eles: características do alvo biológico, aspectos climáticos, o hospedeiro, o ingrediente ativo, e o objeto de uso. O ideal é que o produto seja aplicado no alvo, em quantidade necessária, de maneira econômica e com o mínimo de contaminação de áreas adjacentes.

A escolha do bico correto é uma importante ferramenta quando evitamos a contaminação. A ferramenta deve ter boa regulagem e o mínimo de desvio possível. A temperatura mínima do produto é de 10ºC; a ideal de 20-30ºC; e a máxima de 35ºC. A umidade relativa do ar também é um diferencial, sendo a mínima é de 60%; a ideal de 70 a 90%; e a máxima de 95%.

O recomendado é que as pulverizações sejam realizadas nas horas mais frescas do dia, com o intuito de evitar contaminação rápida. A pulverização de agrotóxicos deve ser interrompida se a velocidade do vento ultrapassar 3m/s, ou seja, quando as folhas das árvores começarem a se mover.

Riscos ao ser humano

Para que a aplicação de agrotóxicos não traga riscos para a saúde de quem o aplica, uma série de equipamentos de proteção individual são recomendados. São eles: óculos, luvas, macacão impermeável e máscara. Utilizando os EPI’s recomendados para cada tipo de aplicação, a exposição do trabalhador é reduzida a níveis seguros.

Após a utilização dos EPI’S, eles não devem ser lavados junto às roupas de uso doméstico.

Consultoria Ambiental

Contratar um serviço de consultoria ambiental é uma ótima maneira de evitar o risco de contaminação aos seus colaboradores e ao meio ambiente. Com o suporte de uma consultoria ambiental rj, você conta com serviços como: Licenciamento e Assessoria Ambiental, Perícia Ambiental, Análise de Risco Ambiental e Auditorias Ambientais, de Saúde e Segurança. A Ética Ambiental é uma das empresas de consultoria ambiental mais preparadas do mercado, atualmente. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços relacionados à gestão ambiental nas empresas. Teremos prazer em atendê-lo!

Outros links:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento