Diagnóstico ambiental: o que é, etapas e importância

Diagnóstico ambiental: o que é, etapas e importância

Diagnóstico ambiental: o que é, etapas e importância

O diagnóstico ambiental é a primeira operação técnica realizada no Estudo de Impacto Ambiental – EIA. Essa ferramenta é primordial para o conhecimento da situação ecossistêmica da empresa, uma vez que as atividades industriais podem apresentar riscos ao meio ambiente. Neste artigo, explicamos melhor sobre a importância deste serviço para as companhias de todo o mundo. Fique por dentro!

O que é um diagnóstico ambiental?

mãos com luvas coletando água do rio para fazer um diagnóstico ambiental

Como já dissemos, o diagnóstico ambiental é a primeira etapa técnica do Estudo de Impacto Ambiental – EIA. Reconhecer e caracterizar os componentes ambientais são os objetivos principais desta ferramenta. Em geral, o serviço consiste na avaliação de pontos positivos, negativos e de melhoria na sua empresa.

O diagnóstico ambiental pode ser realizado, por exemplo, quando uma companhia quer instalar seu negócio em uma área específica. Nesse caso, é preciso um licenciamento ambiental. Dessa forma, torna-se necessário realizar esse levantamento de dados. Avalia-se o risco de o local ser submetido à atividade. A partir disso, tomam-se as decisões de prevenção, controle ou correção dos problemas averiguados.

Como é feito um diagnóstico ambiental?

Na realização do diagnóstico ambiental são analisados os recursos naturais da área e o possível impacto do projeto. A pesquisa ainda aponta meios de prevenir, opções para recuperar e os respectivos custos. Ou seja, o Prognóstico Ambiental. Para isso, realiza-se 3 etapas importantes de avaliação. Segundo o Art. 6º da Resolução CONAMA nº. 001/86, elas são:

Meio Físico

Essa avaliação consiste em identificar e descrever os aspectos referente ao clima, solo, ar e hidrografia da região de estudo.

Meio Biológico e os Ecossistemas Naturais

A avaliação do meio biológico, por sua vez, consiste em analisar a fauna e a flora. Considera-se o ecossistema natural da área, bem como avalia a existência de espécies protegidas ou em extinção.

Meio Socioeconômico

Por fim, é analisado o meio socioeconômico da região. Sendo assim, leva-se em conta as questões sociais e a dependência dos recursos ambientais pela sociedade local. Ou seja, avalia-se a potencial utilização futura desse patrimônio e o impacto do uso.

Qual a importância do diagnóstico ambiental?

Hoje, a sustentabilidade empresarial é importante. Isso porque diminui o impacto causado pelas ações humanas no ecossistema e evita danos irreversíveis. Da mesma forma, ameniza as consequências no empreendimento. Afinal, uma empresa que demonstra responsabilidade ambiental ganha mais credibilidade. Assim, é essencial cuidar e prezar por um ambiente sustentável.

Desse jeito, surgem os Estudos de Impacto e, consequentemente, o diagnóstico ambiental. Esse atesta que não haverá impactos para a natureza. Da mesma forma, mostra que o empreendimento é ambientalmente responsável. Assim, as outras empresas passam a ter bons olhos para o negócio em questão. Isso porque reforça a imagem e a reputação junto ao público.

Conheça a Ética Ambiental!

A Ética ambiental se preocupa com o bem do planeta. Ajudamos as empresas a se tornarem amigas do meio ambiente. Por isso, trabalhamos com a consultoria ambiental! Quer contratar um Estudo, Projeto ou Serviços Ambiental para o seu empreendimento? Conte com a Ética e torne seus negócios mais sustentáveis! Faça contato conosco. Nós também estamos disponíveis no número (021) 3349-7376 e Whatsapp.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento