5 dicas de como diminuir os impactos ambientais da sua empresa

5 dicas de como diminuir os impactos ambientais da sua empresa

5 dicas de como diminuir os impactos ambientais da sua empresa

A sustentabilidade no mundo corporativo é um assunto que vem crescendo e deve ser sempre debatido. Afinal, é no meio ambiente que extraímos nossos recursos naturais e matérias-primas. Uma firma atenta a natureza, além de contribuir com a sociedade, fica bem vista por ser preocupar com nosso ecossistema. Sendo assim, a Ética Ambiental fez um artigo com 5 dicas de como diminuir os impactos ambientais da sua empresa. Veja!

5 dica de como diminuir os impactos ambientais da sua empresa

1- Entenda quais tipos de resíduos são gerados

O primeiro passo de como diminuir os impactos ambientais é classificar os resíduos produzidos. Esse conhecimento é necessário, pois assim será feita a destinação correta.

Segundo a NBR 10.004/004 da ABNT, as classificações são:

  • classe I – resíduos perigosos: São os que mostram maior risco. Além das características como toxicidade, reatividade, inflamabilidade, patogenicidade e corrosividade.
  • classe II A – resíduos não inertes: Já os não inertes apresentam características diferentes. Combustibilidade, solubilidade em água e biodegradabilidade são elas.
  • classe II B – resíduos inertes: São aqueles resíduos que quando submetidos a um contato dinâmico e estático com água deionizada ou destilada excetuando-se vários aspectos. São eles a cor, sabor, turbidez e dureza. Vale lembrar que isso ocorre quando a temperatura ambiente não tiver nenhum constituinte solubilizado.

2- Mapeamento da geração de resíduo

Em seguida, para diminuir os impactos ambientais sua empresa precisa fazer o mapeamento de resíduos. Essa etapa é importante na gestão dos detritos.

Com o mapeamento, é avaliado quais as fontes que desperdiçam matéria-prima. Além disso, qual a melhor forma de arrumar os resíduos gerados e como reduzir sua geração. Com isso, contribuindo na redução e controle dos impactos ambientais. Ou seja, sua empresa vai conseguir economia e sustentabilidade de uma vez só.

3- Reciclagem dos resíduos

diminuir os impactos ambientais

A reciclagem é o processo de reaproveitamento dos resíduos que não serão mais aproveitados. Mas, fazendo com que ele mude de estado para que volte a ser um produto ou matéria-prima. É uma das técnicas mais conhecidas visando diminuir os impactos ambientais.

A reciclagem de resíduos é uma ótima opção para as empresas. Pois, usando a tecnologia, esses materiais reciclados geram receita extra.

4- Destine a um aterro sanitário legal

Há casos que não será possível reciclar ou reutilizar o resíduo da empresa, mas seu despejo não pode ser feito de qualquer jeito. A opção correta é destiná-lo a um aterro sanitário legalizado.

Quando o assunto é diminuir os impactos ambientais não é apenas jogar em qualquer aterro sanitário. É importante verificar se o local cumpre com todos os requisitos legais. A negligência das leis pode causar a interdição do aterro.

5- Contrate uma consultoria ambiental

Para fazer da forma correta a gestão dos resíduos é fundamental a contratação de uma consultoria ambiental. Assim, terá profissionais experientes tratando do assunto. Com isso, evita-se dores de cabeça e libera tempo para focar no seu negócio.

A Ética Ambiental é a sua solução!

Quer fazer sua empresa ser amiga do meio ambiente? Então conheça a Ética Ambiental! Somos uma consultoria ambiental. Nossa política de gestão visa diminuir os impactos ambientais. Além de garantir o bem-estar de nossos clientes.

Nossos serviços incluem gestão ambiental empresarial, saneamento ambiental, sustentabilidade e muito mais!

Entre em contato conosco! Nós também estamos disponíveis no número (021) 3349-7376 e WhatsApp.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento