Economia de energia na empresa: adote 8 hábitos eficientes!

Economia de energia na empresa: adote 8 hábitos eficientes!

Economia de energia na empresa: adote 8 hábitos eficientes!

É inegável que o valor da energia elétrica no Brasil vem crescendo em ritmo acelerado. Essa fonte de energia é indispensável para nosso cotidiano, tanto em casa quanto no trabalho. Em vista dessa problemática, a Ética Ambiental compartilha dicas práticas que podem ser adotadas no dia a dia a fim de gerar uma economia de energia na empresa. Continue a leitura!

Confira 8 dicas infalíveis para economia de energia na empresa!

1- Tenha aparelhos com Selo Procel

Para garantir a economia de energia na empresa, cogite a possibilidade de trocar aparelhos antigos por novos que tenham a certificação do Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica). Esse selo indica aos consumidores que os equipamentos, de acordo com o Imnetro, possuem um menor gasto energético e um índice de consumo e desempenho.

2- Invista em energia solar

A segunda dica é apostar no sistema solar fotovoltaico, que capta a energia solar e a converte para energia elétrica.  Vale ressaltar que a instalação dos painéis fotovoltaicos possuem um alto custo, porém, a longo prazo, é notório a diminuição no gasto de luz, visto que a energia solar é a mais barata que existe, não causa impactos ambientais e é uma fonte renovável.

3- Utilize cores claras no ambiente

sala empresarial clara com janelas ajuda na economia de energia na empresa

Aposte em cores claras no ambiente empresarial e diminua os gastos com iluminação e refrigeração. Isto é, criar áreas de trabalho com tons claros e com janelas de vidros transparentes favorecem o aproveitamento da luz natural e deixam o local mais arejado. Além disso, cogite diminuir o uso de divisórias para que não comprometam a difusão das luzes entre os espaços.

4- Automatize o acionamento das luzes

Os sensores de presenças que acionam o acendimento das luzes e acionamento do ar-condicionado são ótimas opções de economia de energia na empresa. Isso porque, quando não houver pessoas presentes no local, o desligamento será feito de maneira automática, evitando o desperdício de energia elétrica.

5- Instale lâmpadas LED

Prefira sempre lâmpadas LED ao invés dos antigos modelos incandescentes. Elas são as melhores alternativas para quem busca economia no consumo de energia. Além disso, as lâmpadas LED duram muito mais que as lâmpadas comuns.

6- Invista em isolamento térmico

As construções mais modernas contam com isolamento térmico feito por meio de telhas específicas, tintas adequadas e revestimentos que não deixam a temperatura externa influenciar o ambiente interno. Como resultado, o isolamento otimizará a necessidade de uso de ventiladores e ar condicionado. O mesmo ocorre em dias frios, dispensando o uso de aquecedores e contribuindo para economia de energia na empresa.

7- Atenção ao horário de pico

Você sabia que entre os horários de 18:30h e 21:30h as tarifas de energia podem chegar a um preço três vezes maior? Nesse sentido, dependendo do ramo do seu negócio, conscientize seus colaboradores para realizarem todas as atividades no horário comercial, assim evitando preços de pico de energia. Vale ressaltar que essa dica não se aplica para estabelecimentos que funcionam 24h, por exemplo.

8- Procure uma consultoria especializada

Por último, conte a ajuda de uma consultoria ambiental. Em outras palavras, apenas um diagnóstico de especialistas poderá identificar problemas e sugerir soluções sustentáveis para gerar uma economia de energia na empresa.

Conheça a Ética Ambiental!

Gostou das práticas de economia de energia na empresa? Conte com o auxílio da Ética Ambiental. Somos uma empresa de consultoria ambiental no Rio de Janeiro que visa a sustentabilidade e ajuda sua empresa se tornar amiga do meio ambiente. Entre em contato conosco e confira nossas soluções!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento