Conheça os principais selos ambientais brasileiros!

Conheça os principais selos ambientais brasileiros!

Conheça os principais selos ambientais brasileiros!

Muitas empresas, independentemente do segmento, buscam se tornar parceiras do meio ambiente por meio do consumo consciente. Nesse sentido, existem alguns selos ambientais brasileiros regulamentam e certificam que sua empresa segue todas as normas ambientais. Pensando nisso, a Ética Ambiental separou 8 principais certificações que podem ser almejadas por seu negócio. Prossiga a leitura!

Qual a importância da certificação de sustentabilidade para empresa?

Ter um certificado nacional ou internacional de sustentabilidade agrega valor e confiabilidade para sua empresa. Isso porque demonstra uma preocupação com a responsabilidade socioambiental e com o cumprimento das leis ambientais no seu negócio.
Além disso, alguns selos ambientais brasileiros visam o controle e redução de gastos de energia. Consequentemente, ajudam a gerar economia e aumento de rentabilidade no capital da empresa.

Conheça 8 selos ambientais brasileiros!

1- ISO 14001

A certificação ISO 14001 é uma norma internacional que regulamenta e salienta as empresas de suas responsabilidades ambientais. Aqui no Brasil, esse selo é regido pela norma ABNT e tem como objetivo proteger o meio ambiente e auxiliar a organização empresarial na redução dos efeitos adversos.

2- Instituto Biodinâmico (IBD)

A certificação IBD é um dos selos ambientais brasileiros direcionados ao ramo alimentício. O IBD Certificações é uma das maiores certificadoras de cultivo de alimentos sem substâncias químicas e transgênicas.

3- Procel

Vemos energia elétrica. Um dos selos ambientais brasileiros é de conservação dela. Conheça mais!

O selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) tem como objetivo deixar claro para o consumidor a eficiência e quantidade de energia elétrica consumida por eletrodomésticos e outros equipamentos. A partir disso, é possível selecionar os aparelhos de acordo com a necessidade da empresa e reduzir o consumo.

4- Sistema B

O Sistema B, um dos selos ambientais brasileiros, visa redefinir sucesso na economia e ajudar empresas que possuem problemas socioambientais.

5- LEED

O certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), Liderança em Energia e Design Ambiental, em português, é um selo voltado para engenharia civil. Ou seja, essa certificação foi desenvolvida para avaliar a construção de edifícios sustentáveis bastante comuns no Brasil.

6- FSC

FSC Brasil (Conselho de Manejo Florestal — em português) é um órgão não governamental mundial que regulamenta operações florestais. Nesse sentido, o selo FSC julga técnicas ecologicamente corretas, socialmente justas, operações viáveis financeiramente e não prejudiciais ao meio ambiente.

7- Eureciclo

Eureciclo é um dos selos ambientais brasileiros voltados para a reciclagem. Esse certificado averigua se as empresas do Brasil, se preocupam a logística reversa e destinação final de suas embalagens. Além disso, o Eureciclo visa prospectar parcerias e reconhecimento com operadores que trabalham com reciclagens.

8- Produto Orgânico Brasil

Produto Orgânico Brasil é um dos selos ambientais brasileiros que certifica se um alimento/produto pode ser considerado orgânico ou não. Nesse sentido, essa certificação é credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que checa a produção do alimento sem agrotóxicos desde a plantação até a formação da embalagem final.

Obtenha certificações verdes com a nossa consultoria ambiental!

Conte com a nossa empresa para uma gestão ambiental completa e conquiste os selos ambientais brasileiros que desejar. Oferecemos soluções personalizadas de acordo com seu negócio.

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e solicite um orçamento!

Esse conteúdo foi útil? Leia outros artigos como este em nosso blog. Veja:

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento