Educação ambiental na gestão escolar

Educação ambiental na gestão escolar

Educação ambiental na gestão escolar

As questões ambientais são discutidas em vários setores da sociedade, em função dos grandes desastres provenientes de ações humanas malignas ao meio ambiente. Por esse motivo, se faz necessária a aplicação de estudos teóricos e práticos da ética e conscientização ambiental. Neste sentido, em busca de uma sociedade sustentável, a escola é fundamental na formação dos indivíduos desde seus primórdios no que se diz contato com a natureza. Mas antes de chegar aos alunos, toda a estrutura física e de ensino precisa de uma gestão escolar preparada para proporcionar todas das mudanças propostas.

Entenda a gestão escolar

Antes de se chegar ao pressuposto de que é fácil e prático aplicar práticas sustentáveis à gestão escolar, é necessário entender as funções reais do setor. É nesse processo de administração que o trabalho é racionalizado, coordenado, observado, modificado quando preciso. O gestor lidera e influencia as pessoas positivamente a lutarem pelos objetivos para o bem comum.

Muitas empresas, inclusive escolas, baseiam-se no modelo taylorista. O resultado é a parte mais importante de todo o processo. Exemplo atual são os processos seletivos e provas que buscam avaliar conhecimentos pontuais das pessoas. Desconsideram os demais aspectos presentes no lado emocional e outros conhecimentos mais aplicáveis em suas vidas. Os alunos não são meros clientes e a aquisição do conhecimento. A grande matéria-prima, é quase impossível de ser medida, por isso o processo se mostra tão importante (ou até mais) quanto o resultado final.

Por essa razão, a gestão escolar deve se desvincular do que é imposto pelo mercado e modelos de administração ultrapassados. Também investir no processo de ensino-aprendizagem que proporcione o desenvolvimento amplo das pessoas. Esse investimento é dado a partir do planejamento, onde é analisada a realidade da escola em suas condições reais, desenvolvendo soluções de problemas, correção do rumo de ações e tomada de decisões.

Danos ao meio ambiente causados pelo homem

No início, o homem retirava da natureza o necessário para a sobrevivência. Depois, com o advento da possibilidade de criar/cuidar de animais e cultivo de alimentos para sua alimentação, foi impregnado o sedentarismo à raça humana. Posteriormente à Revolução Industrial, o ser humano adotou a ideia de superioridade em relação à natureza e estabeleceu a noção de lucro com ela.

A falta de cuidado com a natureza vem desde a pré-história. O homem só fez crescer o seu ego e ganância, considerando-se alheio às questões ambientais, mas sem deixar de destruir ecossistemas de todos os tipos. Essa utilização ilimitada dos recursos naturais limitados extingue cada dia mais todos os tipos de vida existentes no planeta Terra.

Os recursos naturais não estão mais suportando a demanda das ações irresponsáveis dos homens. Isso provoca frequentes mudanças climáticas, enchentes, aquecimento global. Em meio à destruição do meio ambiente, a natureza encontra pouco tempo para se recompor. A conscientização ambiental precisa de cada indivíduo para ser efetiva.

Educação ambiental nas escolas

Com a falta de espaço para a discussão de temas envolvendo o meio ambiente e enfoque nas exigências do mercado de trabalho (áreas específicas como matemática e português), poucas pessoas percebem a importância da educação ambiental para a formação de cidadãos, seja aluno ou funcionário. É preciso estudar também os problemas ambientais atuais e suas causas e consequências para que todos possam refletir sobre suas atitudes e levar o conhecimento para casa, ruas e etc. Assim, aumentam as chances do triste descaso com a natureza ser revertido.

A gestão escolar deve proporcionar aos funcionários e alunos uma nova consciência ambiental, levando informação objetivada em criar posturas críticas em relação aos danos ambientais causados, majoritariamente, pelas empresas. Além das grandes corporações, cada indivíduo também tem papel no descontrole devido ao estilo de vida sustentado pela destruição do meio ambiente que nos cerca.

Lixo no chão, consumos desnecessários, desperdício de água, utilização demasiada do carro para distâncias curtas e muitos outros hábitos são mudados com o bom planejamento de educação ambiental feito pela gestão escolar. Quando bem executada, tal educação se expande e ganha novos lugares fora do âmbito escolar. Funcionários e alunos levam para casa todas as lições sustentáveis adquiridas.

O homem modifica a natureza e a natureza, o homem. Por isso, a participação da escola no processo de integração entre as partes é essencial. As pessoas devem ser informadas sobre os benefícios provenientes do meio ambiente e a importância de mantê-lo com todas as suas propriedades.

Pensando nesse acompanhamento, a gestão escolar precisa formar educadores embasados na conscientização ambiental e na sua necessária e contínua aplicabilidade. Os professores (e demais funcionários) são modelos e por isso devem se comprometer com a mudança de paradigma e mudar ecológica e positivamente suas atitudes diárias.

Consultoria ambiental

A educação ambiental auxilia na harmonia entre natureza e próximas gerações da sociedade. É evidente a importância de educar sustentavelmente os futuros cidadãos do Brasil. Assim, talvez não repitam os mesmos erros que fizeram este artigo ser necessário nos dias de hoje.

Com a calamidade em que se encontra o meio ambiente, a gestão escolar precisa primeiro reestruturar-se pensando na sustentabilidade. Tanto no espaço físico, quanto na gestão de pessoas. Oferecer formação aos funcionários, estimular as boas ações em aulas e áreas comuns e todo o processo de aprendizagem baseado no respeito a todas as formas de vida, com valores que contribuem para a transformação humana, social e ecológica.

O processo de educação ambiental é um importante passo na gestão escolar. Estimula a criação de sociedades justas e ecologicamente equilibradas. Para garantir esse serviço para sua escola, conte com a Ética Ambiental para criar projetos sustentáveis para empresas, personalizados de acordo com as necessidades e cenários que cada cliente se enquadra.

Navegue pelo nosso site para conhecer a nossa preocupação com o meio ambiente. Veja como as empresas podem se incluir no processo de preservação e equilíbrio da natureza por meio da educação ambiental. Entre em contato conosco por meio do formulário, estamos à disposição para melhor lhe atender.

Links úteis:
consultoria ambiental
empresas que trabalham com sustentabilidade
consultoria ambiental rio de janeiro 
consultoria ambiental rj
empresa consultoria ambiental 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento