Embalagens sustentáveis: quais são as opções?

Embalagens sustentáveis: quais são as opções?

Embalagens sustentáveis: quais são as opções?

Embalagens sustentáveis estão em alta! No Rio de Janeiro, por exemplo, as sacolas de plástico em supermercados foram abolidas e provocam mudanças nos hábitos dos consumidores. Nesse contexto, vemos a necessidade de falar mais sobre o assunto! Ficam as questões: quais são as opções de embalagens disponíveis? Com qual delas a imagem de sua empresa se enquadra melhor? Foi pensando em responder essas perguntas que a Ética Ambiental produziu este artigo! Prossiga a leitura e saiba mais sobre as embalagens sustentáveis!

4 embalagens sustentáveis incríveis

As embalagens sustentáveis são, em boa parte, biodegradáveis. Dessa forma, diminuem os riscos causados à saúde da população e ao meio ambiente. Elas têm material essencialmente reciclável, que demanda baixo gasto de energia e recursos naturais em sua produção. O descarte delas possui impactos ambientais bem reduzidos. Com isso, tornam-se uma boa opção para quem busca reforçar a imagem sustentável de uma empresa. Confira a seguir alguns tipos!

pessoa carregando embalagens sustentáveis

Embalagens de cogumelos

As embalagens de cogumelos estão entre as mais embalagens sustentáveis mais recomendadas. Elas são oriundas da mistura das raízes dos cogumelos desenvolvidas em folhas mortas com a matéria orgânica presente no solo. Devido a isso, elas podem possuir diferentes texturas e durabilidades. Tudo irá depender da qualidade de recursos presentes na superfície. Por exemplo, se essa tiver mais recursos, é provável que a embalagem fique mais rígida. Um fato curioso sobre a embalagem de cogumelos é que ela é comestível, além de biodegradável.

Embalagem de fécula de mandioca

Fécula é toda substância que pode ser extraída de raízes ou grãos. Assim, a base da embalagem de fécula de mandioca é o polvilho! Além de encontrarem-se entre as embalagens sustentáveis, esse modelo é compostável, biocompatível e reciclável. Isso é: possui muitos nutrientes liberados pelo solo em sua estrutura.
A duração da embalagens de fécula pode ser estendida até seis meses. É importante destacar que elas devem ser utilizadas para acomodar alimentos secos. Caso sejam colocadas em contato com alto índice de umidade, podem desmanchar-se.

Embalagem de fibra de coco

Entre as embalagens sustentáveis, a de fibra de coco é uma das que demandam baixo investimento. Uma das razões para essa afirmação é o fato do produto ser produzido em larga escala dentro do território nacional.

Diferentemente do que ocorre com alguns tipos de plásticos, a embalagem de coco não é prejudicial ao organismo humano. Dessa forma, são elaboradas com a intenção de embalar alimentos que poderão, até mesmo, serem consumidos na própria embalagem. Seu descarte pode ser feito com a devolução para a indústria, onde poderá ser reutilizada ou por meio da degradação, posicionando-a no solo.

fibra de coco

Embalagem de papel reciclado

Entre as embalagens sustentáveis, as embalagens de papel reciclado são as “queridinhas”. Elas são ideais para proteger utensílios e alimentos frágeis que precisam ser transportados de um lugar para outro. Alguns exemplos são: ovos, tomates, caquis e graviola. A durabilidade do produto é surpreendente, entretanto está sujeita à sua prática de uso. Além disso, necessita de baixo consumo de energia para sua produção.

A consultoria ambiental pode te ajudar!

Ainda tem dúvidas depois de ter lido nosso artigo sobre embalagens sustentáveis? Conheça a Ética Ambiental! Prestamos os serviços de consultoria ambiental, gestão ambiental, saneamento ambiental, entre outros para tornar a sua empresa mais sustentável! Em nosso blog, você encontra práticas sustentáveis para indústria de alimentos! Entre em contato conosco!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento