Práticas sustentáveis para a indústria de alimentos

Práticas sustentáveis para a indústria de alimentos

Práticas sustentáveis para a indústria de alimentos

A indústria de alimentos, assim como as demais, identificou que sua produção implicava em muitos impactos ambientais. De acordo com pesquisas, o consumidor tem optado, cada vez mais, por alimentos saudáveis e que tenham base sustentável. Por isso, hoje, muitas empresas do setor alimentício estão implantando práticas ecologicamente corretas na produção dos seus mantimentos. Conheça melhor algumas dessas atividades neste artigo da Ética Ambiental.

6 dicas sustentáveis para a indústria de alimentos

Embalagens sustentáveis

reciclagem na indústria de alimentos

A embalagem é uma das principais preocupações da indústria de alimentos em relação à sua adequação ao desenvolvimento sustentável. Por isso, uma dica valiosa é trocar as embalagens convencionais pelas embalagens sustentáveis. É possível fabricar os pacotes com base alcoolquímica e materiais biodegradáveis.

O importante é utilizar a menor quantidade possível de recursos naturais no seu ciclo de produção. As embalagens sustentáveis são 100% recicláveis e podem ser impressas com tintas ecológicas.

Planejamento de produção

A indústria de alimentos é uma das que mais desmata grandes territórios para dar início à sua área de cultivo. É preciso fazer um planejamento para evitar desperdício de alimentos, degradação ambiental e esgotamento dos recursos naturais. Devem ser levados em consideração detalhes como logística, produção, infraestrutura, inovações tecnológicas, armazenamento, manipulação e transporte.

Compostagem do lixo orgânico

compostagem na indústria de alimentos

É muito importante que o setor alimentício faça um bom gerenciamento dos resíduos orgânicos provenientes da produção. Uma alternativa é doar restos de mantimentos para proprietários rurais servirem de alimento para seus animais.

Outra dica é fazer a compostagem do lixo orgânico, processo que transforma resto de alimentos em adubo. Essa prática pode ser aplicada na produção de outros alimentos dentro da própria organização. Além de evitar desperdício, também aumenta a rentabilidade da cultivo, já que não utiliza aditivos químicos.

Eliminação de agrotóxicos

É essencial que uma indústria de alimentos pense e execute formas de diminuir a utilização de agrotóxicos no cultivo dos seus produtos. A agricultura orgânica, por exemplo, é uma ótima forma de substituição dessa prática. Trata-se de um sistema sustentável que não utiliza químicos sintéticos na sua cadeia de produção.
O objetivo é oferecer alimentos cada vez mais saudáveis, livres de substâncias prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Vale a pena implantar no seu negócio!

Reúso da água

reúso na indústria de alimentos

A indústria de alimentos é a que mais consome água em sua cadeia de produção e suprimento. Por exemplo, 17 mil litros de água são utilizados para produzir o equivalente a 1 kg de carne bovina. São números alarmantes, e devem ser combatidos. Para isso, é necessário que as empresas racionalizem o consumo e façam um uso sustentável dos recursos hídricos.

Uma ótima ideia é aplicar a prática de reúso da água industrial. Um modelo de produção agrícola sustentável prevê a reutilização dos recursos hídricos com maior eficiência. É possível oferecer um tratamento adequado à água para torná-la útil novamente, utilizando-a em processos internos ao invés de apenas despejá-la na natureza.

Consultoria ambiental

Para colocar todas as práticas sustentáveis supracitadas em ação é necessário contar com uma consultoria ambiental. O serviço é oferecido por empresas que trabalham com sustentabilidade e oferecem projetos ambientais para auxiliar outras organizações em sua trajetória verde. Os consultores saberão exatamente em quais pontos sua indústria de alimentos deve melhorar para obter um índice de sustentabilidade empresarial satisfatório. Além disso, executam um papel de conscientização com os colaboradores, oferecendo capacitação para todos os envolvidos na produção.

Se você procura por uma empresa de gestão ambiental, conte conosco! A Ética Ambiental oferece soluções personalizadas para as demandas ambientais da sua empresa e presta consultoria para todos os setores. Entre nossos serviços, podemos destacar tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais, efluentes líquidos e reúso de água. Entre em contato e agende uma conversa conosco!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.