Entenda a importância das árvores

Entenda a importância das árvores

Entenda a importância das árvores

As árvores têm papel ideal para a vida dos humanos. Elas ajudam a compor parte da água que bebemos, nos dão frutos e conservam a quantidade ideal de oxigênio no ar e fornecem sombra. É fundamental entender a importância das árvores. Neste artigo da Ética Ambiental, iremos tratar sobre essas questões.

Saiba mais sobre a importância das árvores

Relação entre água e árvores

As zonas e bacias florestais são responsáveis por fornecer 75% da água doce em todo o mundo. Com o avanço das cidades, o que impede que a escassez de água não seja uma preocupação são as vegetações que encontram-se em torno dessas. Por isso, é possível entender o papel que uma mata ciliar desempenha. A importância das árvores pode ser vista quando ocorrem chuvas fortes nessas regiões. As raízes são capazes de manter a terra firme e a vegetação filtra a água que encontra-se em excesso. Essa ação impede inundações.

Frutas na alimentação

A importância das árvores também gira em torno dos frutos que fornece. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de três a cinco porções de fruta devem ser consumidas diariamente. Esses alimentos fornecem diferentes fibras alimentares, compostos que ajudam a regular o organismo, minerais e vitaminas. As frutas também possuem antioxidantes, vitaminas A e E, que são fundamentais na proteção das células contra radicais livres.

Árvores e redução de CO2 no ar

A fotossíntese realizada pelas árvores retira gás carbônico do ar e o transforma em gás oxigênio. Nesse processo, as plantas transformam o dióxido de carbono presente no ar em O2. O CO2 fica fixado nos troncos e raízes, tornando-os mais rígidos. Estima-se, dessa maneira, que a quantidade de árvores em um determinado ambiente é capaz de deixar o ar mais puro.

A importância das árvores é fundamental para a redução dos efeitos do aquecimento global em razão do processo de transformação que ocorre na fotossíntese.

Copa das árvores

O ditado “sombra e água refresca” faz total sentido quando trata-se da copa das árvores. As copas são capazes de fornecer sombra e equilibrar a temperatura na região que ocupa. Devido a isso, são capazes de deixar o ambiente mais ameno e tranquilo. É necessário destacar que árvores de copas maiores costumam ter raízes extensas.

Por essa razão, a logística deve ser levada em consideração. Em geral, são plantadas onde não oferecem danos às construções. Nesse sentido, a importância das árvores ocorre no passo que é ideal para quem busca refrescar-se, ter um momento de lazer ou, até mesmo, exercer alguma atividade intelectual ao ar livre.

Nesse artigo, tratamos alguns pontos que simbolizam a importância das árvores. Tornamos a lembrar que essas são indispensáveis à vida. No entanto, é necessário ter cuidados com o plantio. Que tal pedir ajuda para a Ética Ambiental e criar um projeto de plantio de árvores em nome da sua empresa? Faça já sua consultoria ambiental. Realizamos os serviços de projetos de sustentabilidade, gestão ambiental e mais. Em nosso blog, encontre mais artigos. Aguardamos por você!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar