A falta de água é um fator preocupante para o dia a dia de qualquer negócio. De acordo com um relatório divulgado pela organização Carbon Discosure Project, somente em 2015 a falta de gestão de recursos hídricos causou o prejuízo de US$ 2,5 bilhões para empresas de todo o mundo.
Já o estudo sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, feito pela ONU, revelou que o número de pessoas que vivem em áreas com risco de escassez de água pode aumentar de 3,6 bilhões para 5,7 bilhões até o ano de 2050.
Dentro desse cenário, gerenciar a água utilizada na sua empresa pode ser um fator determinante para evitar perdas financeiras e desabastecimentos na sua organização. A Ética Ambiental reuniu algumas dicas de iniciativas que incentivam o consumo responsável para reverter o atual quadro de crise.
Iniciativas de gestão de recursos hídricos
Metas
É necessário elaborar metas de gasto, após uma análise detalhada sobre a geologia ambiental na empresa e o cenário atual da organização em relação ao uso da água.
Ações internas
Evite utilizar água potável para consumo industrial. A medida pode ser executada com a captação e aproveitamento da chuva. O tratamento somado com a reutilização dos recursos hídricos usados internamente também reduz desperdícios.
Parcerias
Outra tática já executada por empresas que se tornaram referências de sustentabilidade no mercado foi elaborar parcerias com outras instituições que incentivam a preservação e a conservação de recursos ambientais.
Portanto, a boa gestão de recursos hídricos pode ser benéfica não só para reduzir prejuízos como para melhorar a imagem do seu negócio. Por isso, a Ética Ambiental oferece o serviço de Gestão Ambiental, focado em métodos que reduzem os impactos negativos das atividades da sua empresa no meio ambiente. Todas as estratégias são customizadas para atender de forma mais completa as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços!
Links úteis:
consultoria ambiental
empresa consultoria ambiental
consultoria ambiental rio de janeiro