O Estudo de Impacto Ambiental e sua importância

O Estudo de Impacto Ambiental e sua importância

O Estudo de Impacto Ambiental e sua importância

Tratando-se de meio ambiente, todas as ações do ser humano geram alguma consequência. Para controlar os danos, foram iniciados alguns projetos de controle preventivos de danos ambientais e um deles é o Estudo de Impacto Ambiental.
Regulamentado pela Resolução Conama nº 01/1986º, o Estudo de Impacto Ambiental e seu relatório, chamado Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), são documentos técnicos obrigatórios para atividades ou empreendimentos que podem causar algum impacto ambiental. Tal estudo é introduzido de forma preventiva para danos ambientais e, ao se constatado o perigo ao meio ambiente, medidas são tomadas para minimizar ou evitar os prejuízos ambientais. Neste artigo, a Ética Ambiental te conta o que é o Estudo de Impacto Ambiental, confira!

A importância do Estudo de Impacto Ambiental

Tal medida é essencial para promover a sustentabilidade empresarial e para preservação do meio ambiente. Além de diagnósticos englobando o nível dos impactos que uma determinada atividade representa no meio ambiente, o documento traz, também, medidas de redução e prevenção. Através do Estudo de Impacto Ambiental, é possível garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, a implantação de obras, construções e o desenvolvimento econômico, aliados a preservação ambiental.

O que é o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)?

É o documento que reflete as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental. Nele deve conter uma descrição do projeto e suas consequências ambientais ao serem implementados.

Documentos sobre o estudo de impacto ambiental

Quando é necessário o EIA/RIMA?

Segundo o Artigo 2º da Resolução Conama, o estudo e seu respectivo relatório devem ser elaborados, sendo submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, para o licenciamento de atividades que modifiquem o meio ambiente, como:
· ferrovias;
· portos e terminais e minério, petróleo e produtos químicos;
· hidrelétricas;
· oleodutos e gasodutos;
· atividades de extração de petróleo e minérios;
· aterros sanitários;
· projetos urbanísticos com mais de 100 hectares;
· construção de Distrito industrial;
· projetos agropecuários.

O Estudo de Impacto Ambiental e seu documento, Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), são elaborados por uma equipe multidisciplinar habilitada para tal procedimento. E, aqui na Ética Ambiental, você pode contar conosco para que esse documento seja elaborado. Somos uma empresa de consultoria ambiental que possui profissionais capacitados para elaborar o EIA do seu projeto. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Links úteis:
consultoria ambiental
consultoria ambiental rj
empresa consultoria ambiental
consultoria ambiental rio de janeiro

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.