Laudo geológico: o que é e como funciona?

Laudo geológico: o que é e como funciona?

Laudo geológico: o que é e como funciona?

Laudo geológico é um parecer técnico-ambiental a respeito de uma sequência de estudos feitos sobre a caracterização geológica e hidrogeológica de um ambiente estudado. Seu intuito é obter o licenciamento ambiental para a instalação de empreendimentos, construção de residências e funcionamento de comércios.

Devido à crescente expansão imobiliária, o laudo geológico tem sido cada vez mais solicitado na demarcação de loteamentos urbanos e rurais. Essa análise técnica acaba assumindo a responsabilidade de dizer se um terreno está apto ou não à construção civil, de acordo com as normas ambientais.

Para saber mais sobre como funciona o laudo geológico e o impacto que ele gera na construção de residências e empreendimentos, acompanhe esse artigo que a Ética Ambiental preparou para você!

Qual é a função do laudo geológico?

O laudo geológico tem como principal função identificar as condições geológicas e hidrogeológicas de uma área específica, avaliando o nível de fragilidade dos meios subterrâneos e superficiais (solo, subsolo e zona saturada) em relação à ocorrência de nascentes d’água, inundações ou filtrações de combustíveis líquidos até os lençóis freáticos. O objetivo maior do laudo geológico é verificar se um determinado local está condicionado ou não a receber a instalação civil, a mineração ou demais ações.

Relação laudo geológico x proteção ambiental

O laudo geológico é uma das documentações exigidas pelo licenciamento ambiental. Usualmente, essa análise técnica é empregada em áreas que já foram utilizadas como garimpo, aterros sanitários ou depósitos de detritos industriais. A finalidade do laudo é identificar contaminações no solo, processos erosivos ou terrenos desnivelados para que medidas de proteção ambiental sejam estabelecidas.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de cada estado brasileiro deve verificar se as prefeituras municipais, as autoridades ambientais e as entidades ligadas à construção civil exigem o laudo geológico antes de autorizar o loteamento de terras e a construção imobiliária. Caso contrário, o CREA as adverte para que adote tal procedimento em suas práticas.

Também é muito importante que quaisquer profissionais (geólogos, topógrafos ou engenheiros) registrem o laudo geológico em Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) após o emitirem. Essa medida é empregada para trazer mais credibilidade ao parecer técnico.

Aparelho que analisa as condições do solo no laudo geológico

 

Quais os benefícios gerados pelo laudo geológico?

  • Prevenção contra deslizamentos de terra, visto que o estudo da superfície do solo averígua se ele pode ou não receber a instalação civil, a mineração e demais ações humanas;
  • evita-se a contaminação do solo. Isso porque o laudo biológico analisa o grau de permeabilidade do solo, identificando se ele está suscetível à contaminação por combustíveis líquidos e/ou chorume;
  • combate ao crescimento desordenado das grandes cidades. Uma construção civil só estará autorizada mediante ao parecer positivo do laudo geológico e do licenciamento ambiental sobre as condições físicas do terreno em questão;
  • um projeto arquitetônico que considera que o laudo geológico é desenvolvido de forma mais alinhada às condições ambientais do próprio terreno onde a construção está sendo feita. Futuramente, isso evita erros arquitetônicos que comprometam a estrutura das residências e provoquem rachaduras em paredes e desmoronamentos de casas.

Percebeu o quanto o laudo geológico é importante na prevenção de acidentes ocasionados por construções feitas em locais inapropriados? Então, se você pensa em construir o seu empreendimento em um terreno o qual você não conheça as condições naturais nele impostas, não se arrisque! Conte com a Ética Ambiental e receba a orientação necessária para investir em uma obra que não te traga complicações.

 

Links úteis:

consultoria ambiental
consultoria ambiental RJ
empresa consultoria ambiental
empresas de consultoria ambiental
consultoria ambiental rio de janeiro

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.