Os maiores impactos ambientais da história

Os maiores impactos ambientais da história

Os maiores impactos ambientais da história

Os impactos ambientais acontecem a todo momento, de pequenas a grandes escalas. Eles podem ser causados por ações diretas ou indiretas dos seres humanos em relação ao ambiente ou por um desequilíbrio ambiental. A norma ISO 14001, criada para auxiliar empresas na identificação e gerenciamento de riscos ambientais, define impacto ambiental como qualquer modificação no meio ambiente resultante de produtos ou serviços. Já no âmbito jurídico, este conceito refere-se aos efeitos da ação humana no meio ambiente.

A partir disso, podemos lembrar inúmeros desastres que já aconteceram, causando grandes impactos ambientais. Listaremos alguns abaixo:

Alguns dos maiores impactos ambientais da história

Rompimento da barragem de Mariana

Um dos casos mais recentes de impactos ambientais no Brasil foi o rompimento de uma das barragens da Samarco na cidade de Mariana, em Minas Gerais. O Rio Doce ficou completamente tomado por lama e metais pesados. Centenas de pessoas perderam tudo o que tinham. Os danos ao meio ambiente são incalculáveis e serão vistas alterações no ecossistema durante as próximas décadas. Especialistas afirmam nunca terem visto algo tão destruidor no Brasil. Sem dúvidas, a negligência em relação à manutenção da barragem e falta de gestão ambiental na empresa foram umas das causas do acidente.

Césio em Goiânia

Na capital de Goiás, no mês de setembro de 1987, um aparelho de radioterapias foi furtado dentre os materiais de um hospital abandonado. O instrumento foi desmontado e passado nas mãos de diversas pessoas, inclusive crianças, sem qualquer tipo de proteção. Este acidente foi um episódio bastante grave de contaminação por radioatividade que já aconteceu no país.

Chernobyl

No dia 26 de abril de 1986, um dos reatores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu durante um teste de segurança. Ao longo de 10 anos, foram liberadas nuvens tóxicas do combustível nuclear que contaminaram até três quartos do território europeu. Inicialmente, 116 mil pessoas precisaram evacuar a região. Por volta de 230mil saíram nos anos seguintes. Esse acontecimento foi relembrado em 2011, quando um terremoto atingiu o Japão e provocou mais um acidente nuclear; desta vez, em Fukushima.

Vazamento de petróleo no Golfo do México

Em 20 de abril de 2010 houve uma explosão na plataforma da British Petroleum Deepwate Horizon, no Golfo do México, que matou onze pessoas e destruiu diversas tubulações no fundo do oceano. A partir disso, estima-se que 779 milhões de litros de óleo vazaram nas águas. Esse, de fato, foi um desastre ambiental causado por falha humana e o maior acidente ambiental da história dos Estados Unidos, segundo a revista Veja. Os impactos no ecossistema local podem durar aproximadamente 10 anos.

Previna possíveis impactos ambientais

Os impactos ambientais podem ter reflexos durante muitos anos. Por isso, é extremamente importante que as empresas busquem meios para que eles sejam prevenidos.

Uma das maneiras de prevenir grandes desastres ambientais é buscar ajuda de uma empresa consultoria ambiental. Para isso, conte com a Ética Ambiental! Atuamos com gestão ambiental nas empresas, realizando consultoria ambiental a fim de prevenir impactos ambientais causados por falhas humanas ou negligência.

Entre em contato e conheça os serviços ambientais prestados pela Ética Ambiental!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento