O chamado marketing ambiental ou marketing verde foi definido por Kotler como “um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”. Ou seja, é uma estratégia que visa a venda de produtos e serviços que sejam ecologicamente sustentáveis e não agridam o meio ambiente.
Explicamos em um artigo anterior o que é o marketing verde e como usá-lo. Hoje, iremos demonstrar os benefícios e vantagens que o marketing ambiental traz às empresas que adotam essa estratégia. Saiba mais, a seguir.
Benefícios de utilizar o marketing ambiental no seu negócio
Mais que uma estratégia
Deve-se ter em mente que o marketing ambiental vai além do que é definido como apenas uma estratégia. É um posicionamento favorável das empresas em relação às questões ambientais, que pode (e deve) ser implementado em organizações de qualquer setor.
O marketing ambiental pode ser simplificado em: inovar, obter certificações e crescer com sustentabilidade, por meio da otimização dos processos e redução dos custos.
Vantagem competitiva
Empresas que não investem em sustentabilidade estão fadadas ao fracasso. A gestão sustentável tornou-se parte fundamental do planejamento da maioria das corporações que desejam garantir seu futuro e sucesso.
As empresas atraem a preferência dos consumidores, passando a ter mais visibilidade e vantagem em relação à concorrência. Esse é um diferencial para o mercado cada vez mais preocupado com questões ecológicas.
O aquecimento global, a escassez de recursos naturais e a excessiva quantidade de lixo são algumas das preocupações ambientais da maioria das pessoas ao redor do mundo. A postura ecologicamente correta de uma empresa é um critério de desempate quando o consumidor tem que escolher entre um produto ou serviço de marcas concorrentes.
Redução de custos
Um dos benefícios ao aplicar o marketing ambiental como postura institucional é a redução dos custos com produção a médio e longo prazo, visto que a poluição e o esgotamento de energia geram grandes despesas.
Os custos fixos se tornam menores, os preços de venda diminuem e as margens de lucro das empresas sustentáveis aumentam. Por exemplo, reciclando matéria-prima, os gastos na compra deste item são reduzidos. Isso abre espaço para utilização de materiais desperdiçados.
Otimização dos processos
O marketing verde tem sua base na otimização das técnicas de marketing considerando as variáveis ambientais, prezando a importância do ecossistema para o conceito institucional das empresas, no momento que elas consideram de sua responsabilidade social e ambiental a fabricação de produtos ou prestação de serviços.
Alguns exemplos da melhoria sustentável na otimização de processos: reutilização de água, coleta e descarte adequado do lixo industrial, reciclagem de materiais, utilização de energias mais limpas, redução da emissão de gases tóxicos e uso eficiente de matéria-prima.
Engajamento dos consumidores
A imagem institucional das empresas perante o consumidor final é um dos pontos assertivos para obter sucesso no marketing. Visto que hoje uma tendência muito forte é o cliente buscar por marcas que preocupam-se com o meio ambiente, o marketing ambiental é a melhor alternativa para atrair esse público consciente, criando valor para eles a longo prazo.
Os consumidores se engajam com causas em que eles acreditam e se identificam. Hoje é comum que muitos deles optem por comprar marcas que tenham uma filosofia sustentável, como por exemplo: empresas de cosméticos que não fazem testes de seus produtos em animais. Essa é uma vantagem competitiva e um diferencial em relação às concorrentes que ainda utilizam esse método de pesquisa.
Educação ambiental
Para a sua empresa adotar um posicionamento ecologicamente consciente e utilizar o marketing verde como estratégia, os gestores da marca devem implantar políticas de educação ambiental dentro da corporação. Assim, todos os funcionários serão conscientizados, sem exceção. Deve ser feito um replanejamento das funções para que ajam em consenso com a preservação do ecossistema. Por exemplo, programa de gerenciamento de resíduos e reúso da água industrial.
Greenwashing: o falso marketing ambiental
As empresas devem ter muita cautela no momento que decidem apresentar uma postura sustentável perante a sociedade. Se esta for falsa, a imagem da marca provavelmente será muito prejudicada. É chamado de Greenwashing quando promovem discursos, propagandas, campanhas publicitárias e ações afirmando que elas são ecologicamente corretas e exercem o marketing ambiental. Porém, na prática, não adotam realmente medidas de minimização de impactos ambientais ou geram outras consequências negativas.
Geralmente, essas empresas que utilizam a estratégia de Greenwashing são as que mais poluem o meio natural. Com isso, geram impactos negativos tanto para o ecossistema quanto para a própria corporação. Até porque veicular propaganda enganosa é um fator determinante para que a imagem da empresa seja massacrada e, consequentemente, sua reputação caia demasiadamente. Por isso, as marcas sustentáveis devem atuar com o máximo de transparência possível em suas ações ecológicas. Outro fator é possuir certificados ambientais que comprovem que tais atuações são verídicas.
Solução ecológica é com a Ética Ambiental!
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