O que é levantamento florístico

O que é levantamento florístico

O que é levantamento florístico

Levantamento florístico é um estudo técnico que tem como objetivo identificar as espécies da flora ocorrentes em uma determinada área ou região, caracterizá-las e avaliar o atual estado de conservação da vegetação.

O levantamento florístico também pode ser conhecido como inventário florístico ou censo florístico e é ele que promove um estudo detalhado de todas as espécies e determina a quantidade de madeira existente em uma certa área, com as exatas medidas e densidades de cada planta, de acordo com a sua altura e diâmetro.

É considerado uma fase importante do Licenciamento Ambiental, pois impacta diretamente nos custos de um empreendimento. Saiba mais sobre o assunto acompanhando esse artigo da Ética Ambiental.

O que precisamos saber sobre levantamento florístico?

O levantamento florístico é um inventário qualitativo e quantitativo das árvores. Ele se apresenta em forma de relatório ou planilha e nele deve estar contido o nome popular e científico de cada espécie, além de algumas medições básicas, como altura, diâmetro, estado sanitário, geolocalização, etc.

Os tipos de levantamento florístico são:

– censo ou inventário 100%;
– temporário;
– contínuo;
– exploratório;
– de reconhecimento;
– detalhado.

o que é levantamento florístico

Como o levantamento florístico influencia em construções?

O impacto do levantamento florístico nos custos de um empreendimento ocorre porque ele influencia diretamente na compensação ambiental e pode interferir no projeto. Existem casos em que empreendimentos precisam ser realocados ou o número de blocos de um condomínio residencial precisa diminuir em função da localização de determinadas árvores. Existem árvores que são protegidas por lei e não podem ser cortadas.

O ipê-amarelo, o pequizeiros e outras árvores que estão na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção, podem interferir diretamente no projeto original de ocupação de uma determinada área.
Existem casos em que a vegetação existente em áreas usadas para implantação de condomínios, prédios, galpões e outros empreendimentos, é considerada um elemento que agrega valor à construção.

Quem precisa realizar um levantamento florístico?

O levantamento florístico pode fazer parte de um Estudo Ambiental ou ser exigido para contribuir com a análise de pedidos de retirada da vegetação junto ao órgão ambiental responsável.
Deve ser feito sempre que houver vegetação em um terreno onde acontecerá uma construção, assim como em casos em que pode ocorrer impacto à vegetação próxima ao empreendimento.

Você pode contar com a Ética Ambiental para realizar os estudos, projetos e serviços ambientais necessários para a construção do seu empreendimento. Somos uma empresa de consultoria ambiental, que possui uma equipe preparada para realizar e orientar estudos para empresas e projetos que desejam agir com responsabilidade ambiental. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Links úteis:
consultoria ambiental rj;
empresas que trabalham com sustentabilidade;
empresas de consultoria ambiental;
empresas de gestão ambiental.

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.