O que é pegada de carbono?

O que é pegada de carbono?

O que é pegada de carbono?

Tudo o que fazemos cria resultados para o meio ambiente. Mas qual a medida? Em 19 de maio de 2022, um dos primeiros decretos sobre mercado de carbono foi liberado no Brasil. O decreto 11.075/2022 buscou regular sobre o mercado de carbono e o cálculo da chamada pegada de carbono. Porém, críticas surgiram por sua falta de clareza e conceitos. Pensando nisso, a Ética Ambiental trouxe este artigo sobre o que é pegada de carbono e o porquê ela importa. Confira!

O que é pegada de carbono?

A pegada de carbono é uma metodologia criada para medir as emissões de gases estufa. Todas elas, independente do tipo de gás emitido, são convertidas em carbono de valor equivalente.

Esses gases são emitidos durante o ciclo de vida de um produto, de processos ou de serviços. Assim, a pegada de carbono calcula a emissão de carbono equivalente na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa, organização ou governo. Muitas atividades de rotina acabam gerando emissões atmosféricas de gases do efeito estufa (GEEs).

São exemplos de atividades que geram emissões:

  • a queima de combustíveis fósseis;
  • o cultivo de arroz;
  • a criação de pastagem para gado;
  • o desmatamento;
  • as queimadas;
  • a produção de cimento, entre outras.

Qual a importância dessa métrica?

Por meio da pegada de carbono se analisa os impactos que causamos na atmosfera. Além disso, analisam-se as mudanças climáticas provocadas pelo lançamento de gases do efeito estufa, a partir de cada produto, processo ou serviço que consumimos.

Essa medida existe para analisar o modo de vida contemporâneo. Este emite muito mais gases do que a Terra é capaz de absorver, o que pode levar ao limite de sua capacidade.

Como calcular a pegada de carbono?

É possível fazer uma estimativa de qual é o tamanho da pegada de carbono. Sites especializados, como o Carbon Footprint, permitem calcular a pegada de carbono por meio de algumas informações básicas.

Porém, esses instrumentos somente oferecem o valor aproximado, mas ajudam a repensar escolhas cotidianas e de negócios. Por ser uma medida mais conhecida em outros países, instrumentos como essa calculadora estão em língua estrangeira.

Como reduzir a pegada de carbono?

Quando o mundo começou a entender a pegada de carbono e como ela pode nos ajudar, muitas formas surgiram para reduzi-la. A compensação ou neutralização de carbono, viabiliza financeiramente projetos ambientais. Além de melhorar a qualidade de vida e promover o uso sustentável de áreas verdes.

Como se faz isso? Mudando hábitos. Mudando o que se considera em decisões e ideias. Reduzir o uso de carros e substituí-los por outros meios. Comprar produtos com embalagens recicladas. No cotidiano existem formas de redução. Para a neutralização do carbono, em empresas, é preciso contar com uma consultoria especializada em questões ambientais.

Conte com a Ética Ambiental! Somos uma empresa de consultoria ambiental que busca reduzir os impactos ambientais e prevenir a poluição causada pelas ações de outras empresas.

Estamos entre as melhores empresas de meio ambiente do RJ. Oferecemos serviços de Consultoria Ambiental, Gestão Ambiental, entre outros. Garantimos os melhores resultados ao seu negócio!

Entre em contato agora e fique por dentro do mercado!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento