O que é turismo ecológico

O que é turismo ecológico

O que é turismo ecológico

O ecoturismo ou turismo ecológico é o que é definido pelo Ministério do Meio Ambiente como “o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. O turismo ecológico é caracterizado pelo contato com ambientes naturais e pela realização de atividades que promovam a vivência e o conhecimento da natureza, além de visar a proteção das áreas em que o ecoturismo ocorre. De forma simples, podemos entender o turismo ecológico como atividades turísticas que são baseadas em uma relação sustentável com a natureza e a sua conservação.

O turismo ecológico também é uma ferramenta bastante útil para capacitar comunidades locais ao redor do mundo a alcançar um desenvolvimento sustentável. Atualmente, é o ramo da indústria do turismo que mais cresce. É uma taxa de 15 a 25% de crescimento anual. Além de um faturamento de cerca 70 milhões de dólares só no Brasil.

Hoje, segundo o calendário ambiental, é o Dia Mundial do Turismo Ecológico. Por isso, preparamos este artigo para você saber tudo sobre ecoturismo e adotá-lo na sua gestão. Confira!

Turismo ecológico x turismo tradicional

De todas as diferenças existentes entre o turismo clássico e o turismo ecológico ressalta-se o fato de que no turismo tradicional as pessoas contemplam os monumentos e paisagem sem de fato interagir com elas, sem ter uma participação ativa. Já no ecoturismo existe ação, movimento e, principalmente, pessoas em busca de uma experiência e contato mais próximo com a natureza.

Além disso, o turismo ecológico se diferencia por passar informações e curiosidades sobre a natureza, o que acaba promovendo uma integração maior com o local visitado e os costumes de lá, e também é uma ótima oportunidade de promover a educação ambiental.

Por se tratar de uma atividade sustentável, o ecoturismo é uma tendência mundial e responde demandas que vão desde a prática de esporte radical ao estudo científico dos ecossistemas. O nome ecoturismo só surgiu oficialmente em 1985, mas só em 1987 que as atividades nesse campo passaram a ser ordenadas. O principais objetivos do turismo ecológico, são:

– promover e desenvolver turismo com bases cultural e ecologicamente sustentáveis;
– promover e incentivar investimentos em conservação dos recursos culturais e naturais utilizados.

Para que uma atividade seja considerada turismo ecológico existem quatro condições básicas: o respeito às comunidades locais, o envolvimento econômico efetivo das comunidades locais, o respeito às condições naturais e, principalmente, a conservação do meio ambiente e a interação educacional quanto a isso. É preciso garantir que o turista consiga incorporar na sua vida o que aprendeu durante as atividades de ecoturismo, gerando a consciência de preservação da natureza e dos patrimônios que ali estão.

Principais atividades do turismo ecológico

Acampamento

Acampar é uma forma de passar a noite em meio a natureza. Mas, é importante fazer o uso de equipamentos apropriados, como as barracas e contar com uma infra-estrutura própria que tenha banheiros e luz elétrica. No entanto, também existe a prática do acampamento selvagem, em que você acampa sem qualquer estrutura de suporte além da própria natureza.

Caminhada

Caminhas podem ser feitas em caminhos abertos ou em trilhas. Esta atividade exige o mínimo de equipamento adequado. Mas é importante garantir que todos estejam utilizando roupas confortáveis e calçados resistentes, além de claro, uma mochila.

Cavalgada

Cavalgar é uma alternativa a caminhada, principalmente se o terreno é de difícil acesso ou a distância é muito longa. Além de que contemplar a paisagem com a companhia de um cavalo pode ser uma experiência tranquilizante.

Ciclismo

O ciclismo é normalmente praticado em grupo e exige um certo preparamento físico. Mas, assim como a cavalgada, é ideal para contemplar paisagens, porém de uma forma mais radical. O melhor é que não polui o meio ambiente.

Escalada

Esta atividade é aconselhada sempre com a presença de um profissional, afinal ela exige um condicionamento físico especial.

Rapel

Enquanto a escalada se refere a subir montanhas e rochas, o rapel é praticamente o inverso. Conquistando cada vez mais adeptos, o rapel consiste em descer de uma montanha, queda d’agua e afins, pendurado por uma corda.

Espeleoturismo

Conhecido também como caving, o espeleoturismo é uma atividade que, apesar de muito conhecida, poucos conhecem o verdadeiro nome. Ela trata-se da exploração de cavernas. Nosso país é rico em cavernas e grutas que valem a pena serem visitadas.

Mergulho

Mesmo para quem não tem muita experiência com mergulho, explorar o mundo debaixo d’agua é uma ótima opção. Existem diversas atividades de mergulho, para todos os níveis de intimidade com a água.

Montanhismo

Como o nome já presume, as atividades de montanhismo são realizadas em regiões de montanhas. Ela pode combinar caminhadas, escaladas, cavalgadas.

Descida de bote

Consiste em descer rios ou corredeiras em um bote de borracha. Também tem se tornado mais e mais popular no país, que possui inúmeros locais próprios para a atividade.

A educação ambiental por meio do turismo ecológico

O objetivo educacional do turismo ecológico é fazer com que os participante adquiram uma melhor compreensão do valor da conservação e proteção da natureza. Por meio do ecoturismo, é possível conscientizar o indivíduo do seu papel em relação à sociedade-natureza.

O turismo ecológico representa os serviços ecossistêmicos não materiais que os ecossistemas oferecem. Para nós, seres humanos, os serviços ecossistêmicos são essenciais para nossa existência e para a das gerações futuras. Por isso, é fundamental estar atento as nossas atitudes para com a natureza. Infelizmente, alguns danos podem ser irreversíveis, mas nem tudo está perdido. Segundo especialistas, atribuir um valor aos serviços ambientais fará com que as pessoas reconheçam que existe a dependência e a necessidade de preservá-los.

Se você deseja implementar o turismo ecológico a seus serviços e principalmente, se você deseja fazer com que sua empresa sigas as normas de preservação do meio ambiente e não cause danos ao ecossistema, conte com a Ética Ambiental. Oferecemos consultoria ambiental (/servicos/consultoria-ambiental/) e gestão ambiental (https://etica-ambiental.com.br/). Entre em contato conosco e saiba mais!

Links úteis:
empresas que trabalham com sustentabilidade
consultoria ambiental rio de janeiro
consultoria ambiental rj
empresa consultoria ambiental
empresas de gestão ambiental

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento