Passivo ambiental: saiba o que é e como lidar

Passivo ambiental: saiba o que é e como lidar

Passivo ambiental: saiba o que é e como lidar

A preocupação de uma empresa se desenvolver ao lado de medidas sustentáveis é cada vez mais pertinente no mundo do empreendedorismo. Portanto, é necessário que empreendedores estejam antenados em termos, leis e conceitos para que seja possível que o crescimento empresarial aconteça em paralelo com a adoção de políticas de preservação ambiental. Consequentemente, a definição de passivo ambiental vem sendo cada vez mais procurada por empresas que buscam unir o seu negócio à preservação do meio ambiente.

Nesse contexto, a Ética ambiental preparou este artigo a fim de ampliar o seu conhecimento sobre o que é ser um passivo ambiental, como isso funciona em empresas e seus impactos. Confira!

O que é passivo ambiental?

As empresas que possuem os passivos ambientais agrediram o meio ambiente de forma significativa, pagando grandes quantias de indenização, multas e a fim de recuperar áreas danificadas.

Dessa forma, conclui-se que passivo ambiental significa a soma das obrigações socioambientais das empresas, que promovem investimentos para o meio ambiente. As empresas ou indústrias que geram algum tipo de passivo ambiental, devem investir em compensar os impactos causados à natureza, sendo esses investimentos e valores proporcionalmente iguais.

O passivo ambiental ganha cada vez mais espaço em questões jurídicas e sociais. Um exemplo disso é a Lei 6.938, de 31 de agosto de 1988, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus objetivos e suas formas de aplicação e concepção.

Também temos a Lei n° 9.605, de 1998, que fala sobre as sanções penais e administrativas advindas de condutas e atividades prejudiciais ao meio ambiente. Estabelece que, quando a pessoa adquiri um terreno ou indústria que apresente passivos ambientais, os responsáveis ficam sujeitos à penalidade legislativa.

Exemplos de passivo ambiental

– lançamento de produtos químicos em ambientes aquáticos;
– emissão de gases poluentes;
– lixo descartado incorretamente.

Um exemplo palpável de passivo ambiental em nossos país, é o gasto da Petrobrás quando ocorre vazamentos de óleo da empresa, como ocorreu em Cubatão em 1980 e na Baía de Guanabara em 2000.

Passivo ambiental x Ativo ambiental

O ativo ambiental agrega todos os investimentos a fim de controlar, ou amenizar, impactos no meio ambiente e, assim, preservá-lo e recuperá-lo. São exemplos de ativos ambientais os equipamentos, máquinas, pesquisas e investimentos em tecnologia destinados a diminuir ou impedir a poluição e outros problemas ambientais. Os ativos ambientais variam entre diversas organizações, pois cada dano ambiental e seu respectivo modo de prevenção divergem para cada processo de produção.

Ao falar sobre esse tema, incluímos máquinas e equipamentos que a empresa adquiriu a fim minimizar impactos do seu negócio na natureza. Alguns exemplos disso são:

– investimentos em pesquisas e em tecnologias;
– maquinário;
– gestão de projetos de educação ambiental e instalações para tal.

Qual a sua importância?

Desde a Revolução Industrial, o meio ambiente sofre cada vez mais com os impactos do desenvolvimento despreocupado com questões ambientais. Em 2015, tivemos o desastre ambiental do rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (Minas Gerais). Considerado o maior vazamento de todos os tempos em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração, o desastre também levou a poluição do Rio Doce e os seus danos ambientais se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia.

Os passivos ambientais podem servir para criar ou aumentar as atitudes positivas da empresa, como por exemplo, a contratação de pessoas capacitadas para a gestão de um projeto ambiental adequado.

O papel da empresa

Geralmente o passivo ambiental traz consigo uma imagem negativa e punitiva para a empresa, mas isso não precisa ser assim. A sua empresa pode e deve trabalhar em métodos preventivos, buscando reduzir seu passivo ambiental por meio de estratégias bem elaboradas para a situação.

A prevenção, além de ajudar o meio ambiente, ajuda sua empresa com a redução de gastos com multas e indenizações ambientais e, junto a isso, a credibilidade cresce. Adotar medidas socioambientais apenas tem a acrescentar em sua imagem como empresa para investidores, clientes e afins. Portanto, o trabalho precisa ser geral, como uma nova cultura organizacional.

Para ajudar a implantar soluções eficazes e que sejam adequadas para o seu negócio, você pode contar com a Ética Ambiental. Somos uma empresa de consultoria ambiental com a orientação certa quem busca reduzir os impactos ambientais e prevenir algum indício de poluição. Entre em contato conosco e saiba mais!

Links úteis:
consultoria ambiental
empresa consultoria ambiental
empresas de consultoria ambiental
empresas de gestão ambiental

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.