Proibição de canudos: entenda como o material afeta o ambiente

Proibição de canudos: entenda como o material afeta o ambiente

Proibição de canudos: entenda como o material afeta o ambiente

Existem pessoas que consideram inapropriado a proibição de canudos de plástico. Recentemente, no Rio de Janeiro, o banimento gerou desentendimento e revolta. Afinal, por que proibir algo que supostamente facilita o dia a dia? O problema é que pensamentos que não abrangem a natureza que possibilitam ações que a destroem. E materiais de plásticos, bem com o canudo, ocasionaram, nos últimos anos, morte de muitas vidas marinhas. Além de ser prejudicial para os próprios seres humanos.

Inicialmente, mais precisamente antes de Cristo, os canudos eram de ouro e decorado com pedras preciosas. Posteriormente, já em 1800, a versão de palha entrou no mercado. Com o fracasso (por deixar bebidas com gosto desagradável), o papel virou matéria-prima do dispositivo. Após isso, por uma decisão falha, o canudo de plástico chegou e começou a ser enviado para todo o mundo. Todavia, hoje em dia, essa versão representa 4% de todo o lixo plástico encontrado no planeta. E o pior: sua composição embasada em poliestireno e polipropileno o faz levar cerca de mil anos para se decompor.

Proibição de canudos de plástico: por quê?

proibição de canudos e meio ambiente

Por mais que tenha sua parcela no desequilíbrio ambiental, canudos de plástico não representam todo o problema. Porém, debater sobre a atual proibição de canudos, principalmente no Brasil, é importante. Isso porque o assunto permite abrir a consciência para diversos outros itens que utilizamos no dia a dia e que são nocivos. Se todos os canudos utilizados pelos brasileiros se juntassem, cercariam a Terra facilmente.

Mesmo para quem descarta em lixeiras, o material pode voar e ser carregado para rios e mares. Com isso, entra no percurso da fauna aquática e muitas vezes é confundido com alimento. Da espécies marinhas, estima-se que 90% tenha ingerido material plástico em algum momento de suas vidas. Além disso, quando vira microplástico, ele pode, de fato, se tornar alimento dos seres humanos. Uma vez que é encontrado em alimentos, sal organismos e até na água potável.

Formas de substituição

substituição do material após a proibição de canudos

O material já virou artigo insubstituível na vida de muitas pessoas. Talvez por essa razão a proibição de canudos ainda cause muitos impactos. Contudo, é altamente possível fazer boas substituições. Ainda mais quando falamos empresas ligadas ao segmento alimentício e oferecem canudos para suas bebidas. A seguir, alguns exemplos práticos, econômicos e ecologicamente correto de aproveitar a proibição de canudos e ajudar o ambiente.

– Canudo de vidro é durável, portátil, reciclável e biodegradável. É opção perfeita para driblar a proibição de canudos substituindo-o por um material mais elegante;
– canudo de bambu pode parecer exótico, mas é uma forma barata e sustentável de sugar líquidos;
– canudo de palha imita versões antigas do dispositivo, e hoje em dia é a opção mais ambientalmente agradável;
– canudo metálico vem ganhando as prateleiras e lojas on-line desde a proibição de canudos no Rio de Janeiro. São feitos principalmente de inox e alumínio. Para sua utilização, sempre bom estar acompanhado de um limpador interno;
– existem opções variadas como a de papel e/ou silicone. Porém, é preciso avaliar até que parte é realmente sustentável. Uma vez que materiais desse tipo se tornam descartáveis, a probabilidade de poluição também aumenta.

proibição de canudos melhorando o ambiente

Mantenha a preocupação com o ambiente

Como dito no início deste artigo, iniciar o assunto com proibição de canudos facilita para diversos outros. Afinal, é dever de cada um reavaliar seus atos nocivos ao meio ambiente. Por isso, para seres humanos e empresas, alinhar-se às boas maneiras ambientais é indispensável. A Ética Ambiental oferece soluções em sustentabilidade, saneamento ambiental, gestão ambiental empresarial, geologia ambiental e outros serviços ambientais. Somos destaque entre as empresas que trabalham com sustentabilidade. Entre em contato, conheça melhor nosso trabalho e ajude o meio ambiente.

 

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.