Remediação ambiental: conheça técnicas e importância

Remediação ambiental: conheça técnicas e importância

Remediação ambiental: conheça técnicas e importância

As primeiras áreas contaminadas do país tiveram reconhecimentos apenas em meados da década de 1980, pois, devido à necessidade de achar a melhor forma de remediar uma determinada área, a identificação das contaminadas, como por exemplo, lixões e aterros sanitários em processo de encerramento, envolve etapas importantes e que demandam de estudos minuciosos, devido aos riscos à saúde humana, ao solo, podendo desvalorizar financeiramente os imóveis vizinhos, e a água. Por isso, a remediação ambiental é uma medida tão necessária e urgente.

A remediação ambiental possui como objetivo a remoção da fonte de contaminação, reduzindo o dano a níveis aceitáveis ambientalmente, procurando cuidar da saúde ambiental e a de trabalhadores e usuários do local e/ou recurso. Sabendo da importância da remediação ambiental, a Ética ambiental preparou este artigo a fim de informar você sobre tal medida. Confira!

O que é Remediação Ambiental?

Consiste em um conjunto de práticas estratégicas que atuam como uma espécie de “medicamento “ em áreas contaminadas, como por exemplo, a eliminação das fontes geradoras dos riscos à população e pela diminuição do nível de contaminação da água, do solo, do ar e afins.

Essa áreas contaminadas são definidas como locais que apresentam substâncias danosas ao meio ambiente e à saúde pública, podendo ser um terreno, instalações industriais, comerciais ou, até mesmo, prédios. Os resíduos contaminados podem estar legalmente armazenados, serem despejados acidentalmente ou de maneira proposital e errônea, para livrar-se de poluições.

Técnicas de remediação ambiental

Remediação ambiental in situ

As técnicas de remediação ambiental in situ são medidas que são executadas diretamente na área contaminada, sendo mais econômicas e apresentando baixo risco de gerar contaminações derivadas. São elas:

– Barreira Hidráulica: feita para impedir o avanço da contaminação. São feitas barreiras com trincheiras e poços localizados no local contaminante;
– barreira Reativa: coletar todo material reativo e inserir diretamente dentro do aquífero, para que seja atravessado pela água;
– biorremediação: técnica que lança mão de microrganismos, como bactérias e fungos, executando a transformação de substâncias, diminuindo ou extraindo totalmente fatores seus tóxicos;
– bombeamento: localiza e retém a pluma contaminada e trata as águas subterrâneas.

Remediação ambiental ex situ

No caso de operações ex situ de remediação ambiental de áreas contaminadas, a escavação do local afetado é realizada, a fim de remover resíduos tóxicos, os quais, antes da destinação final, serão transportados para tratamento. É uma medida arriscada, devido à chance de ocorrer uma contaminação secundária durante a remoção e transporte dos materiais.

Nessa remediação, os resíduos contaminados são encaminhados para:

– dessorção térmica: elimina ou diminui níveis de contaminação do solo por hidrocarbonetos de petróleo não recicláveis, por exemplo, a gasolina e o diesel;
– aterro sanitário: local reservado para decomposição final de resíduos domésticos, comerciais e industriais;
– biopilhas: medida para reduzir a concentração de hidrocarbonetos do petróleo no solo;
– coprocessamento: processamento de resíduos sólidos industriais para gerir energia alternativa às indústrias do setor de cimento.

Qual é a sua importância?

Quando ocorre uma contaminação ambiental, os riscos podem atingir a sociedade como um todo, pois pode provocar desvalorização de áreas e imóveis, e, mais importante, pode extinguir recursos exclusivamente naturais, ou até mesmo o meio em que vivemos. Por isso, a remediação ambiental é de extrema importância.

Com ela, o monitoramento das áreas contaminadas é frequente, conforme o período da contratação. Mesmo que os níveis de contaminação do solo ou água diminuam ou estabilizam aos números exigidos na lei, o processo permanece, como forma de prevenção. Caso não seja apresentada nenhuma ocorrência, o local é visto como recuperado e podendo ser utilizado para sua finalidade regular.

Gostou do nosso artigo? Aqui no blog da Ética Ambiental você fica sabendo mais sobre assuntos relacionados à sustentabilidade no mundo empresarial e sobre o meio de serviços ambientais. Somos uma empresa de consultoria ambiental, que auxilia na harmonia entre organizações e meio ambiente, por meio da aplicação de uma gestão ambiental em empresas, com soluções específicas para cada caso de cada cliente. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Links úteis:
empresas de consultoria ambiental
empresas de gestão ambiental
consultoria ambiental rio de janeiro

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento