Durante a infância do brasileiro, é comum as crianças ouvirem sobre o Curupira. Conhecido por seus pés virados ao contrário e cabelo vermelho, ele protege as matas brasileiras. Ele impede invasões com seus truques, protegendo os animais e as plantas. Por conta de sua ligação com a Mãe Terra, o Dia de Proteção às Florestas foi vinculado ao Dia do Curupira. Quer conhecer mais desta data? Confira neste artigo da Ética Ambiental!
O que celebra o Dia de proteção às florestas ou Dia do Curupira?
O Dia de proteção às florestas visa conscientizar a população acerca da importância das florestas e, logo, da necessidade de preservá-las. A data também é conhecida como Dia do Curupira pelo fato de o Curupira ser o protetor das florestas, conforme dito anteriormente. O dia de proteção às florestas é no dia 17 de julho.
Nesse momento, todos são convidados a elaborar atividades que ajudem na conscientização sobre a preservação e conservação das florestas.
Para o Brasil, essa data é de extrema importância. Isso porque o país possui uma das maiores florestas tropicais do mundo, a Floresta Amazônica. E, há muito tempo, não se pode negar o quanto os ecossistemas das florestas são importantes para a humanidade.
De acordo com a ONU, as florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre. Esse bioma fornece água, alimento, matérias-primas e abriga mais de 300 milhões de pessoas.
Neste dia, as empresas, escolas e governos devem unir forças para relembrar o quanto as florestas significam para a humanidade. Além de apresentar soluções que colaborem para a proteção das matas, bem como a conservação da fauna e da flora.
Como ajudar na proteção às florestas com atitudes simples?
Existem várias maneiras de ajudar com a preservação ambiental, algumas grandes, outras pequenas. Algumas destas podem ser:
- Dê preferência a produtos certificados. Existem selos que comprovam se o produto é de madeira reflorestada, ou de agricultura sustentável.
- Conheça a origem dos produtos. Assim, você terá uma ideia se eles estão causando impactos negativos na floresta e no meio ambiente.
- Não jogue cigarros, bitucas e nada que gere fogo próximo às matas, florestas e áreas verdes. Evite a possibilidade de uma queimada acidental acontecer.
- Os lixos e resíduos devem ser jogados nos lugares adequados, dê preferência para pontos de coletas específicos. Em nenhuma hipótese coloque fogo nestes materiais.
Deixe a Ética Ambiental ajudar você!
A Ética Ambiental trabalha com consultoria ambiental, além de saneamento, estudo e gestão ambienta. São mais de 10 anos entregando qualidade e eficiência, com atendimento de profissionais habilitados e experientes. Conte com a nossa equipe!
Quer fazer parte do grupo de empresas que trabalham com sustentabilidade? Entre já em contato conosco!