Agricultura sustentável: o que é, práticas e benefícios

Agricultura sustentável: o que é, práticas e benefícios

Agricultura sustentável: o que é, práticas e benefícios

A sustentabilidade é um conceito essencial para os profissionais da agricultura. Incluir práticas que não danificam o meio ambiente no trabalho, pode trazer diversos benefícios tanto para o planeta quanto ao negócio. Por isso, o ideal é aderir ao conceito. Neste artigo, nós iremos apresentar a agricultura sustentável, suas práticas e benefícios. Entenda melhor a vertente!

Agricultura sustentável: conheça!

Depois da Segunda Guerra Mundial, surgiram novas tecnologias que foram implantadas e utilizadas na agricultura. Esses mecanismos permitiram o aumento da produção de alimentos e fibras. O objetivo era gerar uma maior quantidade desses produtos.

Porém, nas últimas décadas, o questionamento sobre a real necessidade dessa fabricação elevada cresceu. Junto a ela, também houve a interrogação sobre a preocupação dos agricultores quanto a qualidade do plantio e das mercadorias.

Dessa forma, surgiu a agricultura sustentável. Isto é, aquela que se preocupa com os materiais utilizados no processo e respeita o meio ambiente. Além disso, para obter a sustentabilidade em seus negócios, o trabalhador deve se atentar, também:

  • às necessidades de produção das gerações futuras;
  • à qualidade de vida no planeta.

Práticas de sustentabilidade na agricultura

Vemos um senhor realizando a agricultura sustentável.

Existem algumas práticas indispensáveis para que um negócio seja considerado uma agricultura sustentável. Abaixo nós citamos algumas dessas condutas. Confira!

Implementar o controle de pestes por vias naturais

Estabelecer o controle natural das pragas agrícolas é uma das formas de tornar o negócio mais sustentável. Isso porque os agrotóxicos podem contaminar a água e causar malefícios à natureza e ao ser humano. Assim, implantar o controle por vias naturais torna-se a melhor opção. Entre as maneiras de fazê-lo, estão:

  • efetuar a rotação de cultura, que irá evitar a fixação de pragas no terreno;
  • realizar o controle biológico com insetos e predadores naturais, que eliminem os organismos indesejados;
  • utilizar feromônios que repelem as pragas em questão.

Rotação de cultura para prevenir lesões ao solo

Outra maneira de tornar o negócio mais sustentável é agregar a rotação de cultura aos hábitos de cultivo. Além de diminuir a aparição de pragas na plantação, a prática evita a lesão do solo. Isso porque a troca de cultura torna o terreno mais rico e diminui a chance de torná-lo infértil. Dessa maneira, ajuda na preservação do solo.

Reaproveitar materiais

Tal prática na plantação também é uma considerada agricultura sustentável. A reciclagem de equipamentos que não podem mais ser utilizados em outras áreas diminui a produção de lixo.

Um exemplo de produto que pode ser reutilizado é o contêiner marítimo. Ele só é utilizado para sua função original durante 10 anos. Depois desse prazo, é descartado. Pode ser usado como armazém de grãos e sementes.

Utilizar fontes de energia renováveis

Tecnologias como escavadeiras, pás-carregadeiras e tratores são corriqueiramente utilizadas no agronegócio. No entanto, é preciso ter atenção quanto ao combustível que será escolhido. Fontes de energia à base de carvão ou hidrocarbonetos, como o petróleo, por exemplo, são altamente poluidoras.

Por isso, é interessante optar por outras formas de gerar carga para os maquinários. São opções sustentáveis:

  • biomassa;
  • biodiesel;
  • energia solar.

Fazer o reuso de água

Por lidar com o plantio e cultivo, a agricultura é uma das principais usuárias de recursos hídricos ao redor do mundo. Sendo assim, torna-se importante que exista gestão e planejamento do uso da água. Assim, é possível evitar o desperdício. Uma das formas de economizar é realizando o reúso da água.

Benefícios em aderir à agricultura sustentável

Acima, nós apresentamos o conceito de agricultura sustentável e as principais práticas para você implementar no seu negócio. Dessa forma, é possível contribuir na conservação ambiental. Além disso, ao aderir à sustentabilidade na companhia, é possível ainda garantir outros benefícios. Confira:

  • redução dos custos;
  • atenuação do uso da água;
  • diminuição dos níveis de poluição local;
  • melhoria da imagem ecológica do negócio;
  • aumento na qualidade do solo e da vida no campo.

Conte com uma consultoria ambiental!

Entendeu o que é a agricultura sustentável e seus benefícios? Implante o conceito no seu negócio!

A Ética Ambiental é uma empresa que realiza gestão e consultoria ambiental. Se você deseja aderir e implantar as práticas sustentáveis no seu negócio, conte com a ajuda de um profissional da área. Se torne amigo do meio ambiente!

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
× Solicite o seu orçamento