Você sabe a diferença entre preservação e conservação ambiental?

Você sabe a diferença entre preservação e conservação ambiental?

Você sabe a diferença entre preservação e conservação ambiental?

Debater sobre meio ambiente é uma atitude que pode trazer novas perspectivas e, acima de tudo, maneiras ecologicamente corretas de agir. Seja para a vida pessoal ou profissional, entender e investir para se tornar parceiro da natureza deve ser uma prioridade. Neste artigo, a Ética Ambiental explica a diferença entre preservação e conservação ambiental. Além disso, ao longo do artigo foram deixadas algumas dicas importantes para empresas que desejam tal atitude. Atente-se!

Preservação e conservação ambiental: o que você precisa saber!

o que saber sobre preservação e conservação ambiental

Preservação

Neste, também conhecido como preservacionismo, há uma proteção da natureza em resposta ao desequilíbrio causado pelo homem. Entretanto, não há intervenção humana. A natureza permanece intocável e não é enxergada como um valor econômico e utilitário. Aqui, não pode existir exploração, consumo e utilização dos recursos naturais. Por esse motivo, muitos qualificam esta, ao debater a diferença entre preservação e conservação ambiental, como mais radical.

Conservação

A conservação busca uma relação mais fluida e menos rigorosa com a mãe a natureza no ponto de vista do homem enquanto explorador e beneficiado dos recursos. Com defesa ao desenvolvimento sustentável da humanidade, a exploração inteligente dos recursos renováveis é permitida. O conservacionismo trabalha para gerar menos agressão ao ambiente mediante devido manejo.

Brasil e o meio ambiente

Mesmo com a diferença entre preservação e conservação ambiental, os dois termos são utilizados. No Brasil, existe um conjunto de leis e condições em prol da vida em todas as formas. Em outras palavras, instrumentos de proteção do meio ambiente, que prezam pelas áreas conservadas e preservadas. Criado em 1992, o Ministério do Meio Ambiente é responsável pelas ações políticas e ambientes por meio da Lei de Crimes Ambientais, Política Nacional de Recursos Hídricos e Política Nacional da Educação Ambiental.

Acordos internacionais

Tudo que acontece em território brasileiro pode repercutir em outros países. Recentemente, o incêndio na Amazônia, Cerrado e Pantanal que atingiu outras partes da América do Sul. Esse é apenas um triste exemplo. Desde a Conferência de Estocolmo, criou-se uma preocupação ambiental com destaque na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Discute-se efeito estufa, aquecimento global e todas as formas que os países têm de serem favoráveis à natureza que abriga a todos.

Empresa com visão sustentável: realidade ou utopia?

A sua empresa, independentemente do porte, pode ir além de entender a diferença entre preservação e conservação ambiental. Como a maioria das práticas de trabalho acabam refletindo no meio ambiente, é preciso investir em educação ambiental. Conte com uma empresa de consultoria ambiental para mudar a realidade corporativa. Conte com a Ética Ambiental!

Em nosso blog, leia outros artigos exclusivos sobre equipamentos sustentáveis, uso de sacolas plásticas, poluição industrial, energias alternativas e muito mais!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar