As Nações Unidas classificaram os países membros em seis categorias quanto à disponibilidade média de água per capita. O Brasil foi considerado como um país rico em água. Por conta disso, adotamos parte de legislação rica sobre a preservação da água e do meio ambiente. O problema é garantir, na prática, o correto uso dos elementos naturais, principalmente pelo setor privado. O uso sustentável da água pode ser feito de várias maneiras, e a Ética Ambiental trouxe as principais para você. Confira!
Como fazer o uso sustentável da água?
Uma das medidas da sociedade são, como dito anteriormente, as legislações a respeito do assunto. O Brasil desponta com uma legislação avançada, com a Lei das Águas, por exemplo, mas tem um descompasso na aplicação real de seus instrumentos.
A falta de avanço nessas questões barra a possibilidade de uma gestão integrada. Porém, a falta dessas diretrizes se torna motivo de maior preocupação. Principalmente quando observamos fatores climáticos de sobrecarga ou escassez de chuvas. Além do constante aumento de rios e mares com o degelo de calotas polares. Independentemente dessas contravenções ter ligação com a ação humana ou não.
Por isso, o uso sustentável da água se faz tão necessário. Entre os principais meios, temos:
Reúso de água
A água de reúso ou residual é a que possibilita seu reaproveitamento em outro fim, normalmente gerada por esgotos residenciais ou de fábricas. Ela pode ser utilizada pela alta carga de matérias primas presentes nessas águas. Onde o lodo pode ser transformado em fertilizante, por exemplo.
Há uma estimativa que 22% da demanda global de fósforo possa ser gerada pelo tratamento de urina e excrementos humanos. Sendo assim, representa um novo elemento para a agricultura sustentável. Existem países, como a Suíça, por exemplo, que já exigem a recuperação desse fósforo em lei.
A perspectiva é que até 2020 o tratamento de águas residuais aumente em 50% nas fábricas e empresas em todo o mundo.
Dessalinização
Dessalinização é o processo de retirada de sais da água para torná-la adequada para o uso e consumo. O procedimento vem sendo cada vez mais utilizado e aprimorado para o uso sustentável da água. Principalmente em regiões de escassez de água doce. Mesmo com custos elevados, comparados a outros meios.
A tecnologia que mais se utiliza para tal é a osmose reversa. Isso força a água a passar por filtros que retiram os sais, representando 65% da água dessalinizada do mundo. Esse procedimento é comum em países desérticos como Israel, Arábia Saudita e Kuwait, além de determinadas regiões da África e do Oriente Médio. Somados, esses representam 50% da água produzida dessa forma.
Além disso, navios ou mesmo Ilhas, como Fernando de Noronha, que não dispõe de água doce também utilizam a tecnologia. O uso sustentável da água, dessa forma, ajuda a suprir faltas ao espaço.
Na esfera industrial, temos o setor petrolífero que injeta a mesma em poços de produção. A exemplo da Petrobrás que utiliza 1,8 milhão de litros de água por hora nos poços.
Captação de água da chuva
O reaproveitamento das chuvas faz parte da busca de uma água sustentável. O processo de armazenamento dessa água é simples e tem várias utilidades. Com um sistema de captação e armazenamento, pode-se utilizá-la para atividades diárias e empresariais. Por exemplo, limpar a casa, lavar carros, regar plantas, abastecer usinas ou até outros fins com algum tratamento podem utilizar esse método.
Conte com a Ética Ambiental!
Agora que você conhece mais sobre o uso sustentável da água, é hora de conhecer a Ética Ambiental! Somos uma empresa de consultoria ambiental que busca reduzir os impactos ambientais e a prevenir a poluição causada pelas ações de outras empresas. Se quer se tornar competitivo no mercado, nos procure!
Entre em contato agora e veja como podemos te ajudar!