O que fazer com resíduos sólidos gerados?

O que fazer com resíduos sólidos gerados?

O que fazer com resíduos sólidos gerados?

Em um processo de fabricação ou construção são gerados muitos resíduos. Muitas vezes, o material possui características que, quando não bem geridas, podem prejudicar o meio ambiente, vida útil da empresa/construção e qualidade de vida das pessoas. Por isso, é importante inserir a pergunta “o que fazer com resíduos sólidos” na gestão geral da corporação. Neste artigo, a Ética Ambiental detalha melhor sobre o assunto. Acompanhe e boa leitura!

Guia rápido: o que fazer com resíduos sólidos da construção

Conjunto de resíduos sólidos gerados na construção Conjunto de resíduos sólidos gerados pelo homem

O que são

Antes de saber o que fazer com resíduos sólidos, é importante que você saiba identificá-los e classificá-los. Trata-se de tudo aquilo que sobra de processos de fabricação e construção, sendo comum em indústrias. Produtos sólidos descartados que, com a correta gestão ambiental, podem ter um destino diferente daqueles que prejudicam o meio ambiente. Podem ser insumos, matérias-primas ou outras partes de todo o processo.

Classificações

Entendendo o que são, ainda antes de saber o que fazer com resíduos sólidos, vamos classificá-los. São duas categorias: perigosos (Classe I) e não perigosos (Classe II). Na primeira classificação, estão itens com características físicas e químicas que podem ser tóxicas, patogênicas, inflamatórias, corrosivas, etc. Na segunda classificação, as subcategorias A e B dividem os resíduos entre não inertes (lixo orgânico) e inertes (não se decompõem rapidamente no meio ambiente), respectivamente.

Importância

Além dos benefícios para o meio ambiente, a empresa pode ter retorno financeiro ao saber o que fazer com resíduos sólidos. Alguns materiais vão para adubo e geração de energia, por exemplo. Ser uma marca inimiga do meio ambiente, principalmente hoje, é uma péssima maneira de tentar se manter no mercado.

Gerenciamento

Para quem se pergunta o que fazer com resíduos sólidos: aplicar um gerenciamento ambiental à empresa. Com o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é obrigatório para empresas que geram mineração, resíduos industriais, saneamento básico, saúde, construção civil, etc. Nele, constam as medidas corretas de descarte ou reuso/reciclagem dos resíduos.

Conte com a Ética Ambiental

A Ética Ambiental oferece serviços ligados à consultoria ambiental gestão ambientalmarketing verde, e diversos outros temas importantes para empresas que buscam o que fazer com resíduos sólidos. Visite nosso blog para aumentar seu conhecimento e entre em contato para solicitar orçamento!

Agência Digital no RJ Ética Ambiental © Todos os direitos reservados.
Fechar
× Solicite o seu orçamento